Existem cinco pontos importantes que impactam diretamente no aumento da inadimplência escolar, são eles:
- Processo de matrícula atribulado;
- Não ter quem se dedique somente à cobrança;
- Não ter uma política de cobrança;
- Ser complacente com os atrasos;
- Dispensar encargos.
Para evitar um processo de matrícula atribulado é fundamental obter o maior número de informações na ocasião da matrícula, pois a Instituição de Ensino estará mais munida para eventual cobrança futura
Além disso, é fundamental definir alguém que será responsável por isso, preparado, treinado, com determinada autonomia para cobrar e negociar, tendo em vista que cobrança se faz todos os dias.
Independente do porte da instituição, ela tem que ter regras claras que definam os procedimentos quanto aos atrasos. Assim, os inadimplentes perceberão que qualquer pessoa que os atenda adotará a mesma postura porque isso já foi definido na política.
Em caso de atraso, a cobrança deve ser realizada, sem deixar o tempo passar, pois recebe mais rápido, quem cobra mais rápido. Os devedores pagam primeiro aquele que mais mostram interesse em querer receber, portanto, ser persistente nesse momento é um grande ponto favorável.
Por fim, não se deve dispensar encargos, vez que este comportamento só incentiva a inadimplência escolar. Não cobrar encargos significa premiar os devedores e punir quem paga em dia. Há instituições que negociam. Facilitam, mas não abrem mão da multa, ainda que seja pequena (2%), sendo muito mais uma pressão psicológica do que financeira.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários