Glossário da Gestão Educacional e Acadêmica

GLOSSÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL
TERMOS E FRASES UTILIZADAS
NO DIA A DIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

GLOSSÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL

Educação a Distância(EAD)

Modalidade de ensino que possibilita a auto aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados e veiculados pelos diversos meios de comunicação.

Pode conferir certificado ou diploma de conclusão do ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino médio, da educação profissional ou de graduação.

É exigido, das Instituições de Educação Superior que pretendem ministrar EAD, que se credenciem especificamente para este fim, mesmo que já sejam credenciadas para ministrar o ensino presencial.

Educação básica

Primeiro nível da Educação escolar regular no Brasil (o outro é a Educação Superior).

Compreende a educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, e tem por finalidade oferecer a crianças e jovens formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo os meios para que possam progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Educação de Jovens e Adultos (Eja)

Modalidade de Educação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e no Ensino Médio na idade própria. Habilita o aluno a prosseguir os estudos regulares.

Atualmente, a idade mínima para ingresso na EJA é 15 anos completos para os cursos de Ensino Fundamental e 18 anos completos para os cursos de Ensino Médio.

Educação Continuada

Modalidade de ensino que oferece aos alunos e egressos do sistema formal de ensino ou aos que estão fora dele, a possibilidade de atualização ou reciclagem de conhecimentos anteriormente adquiridos, aquisição de conhecimentos novos ou, ainda, uma qualificação técnica, profissional, cultural, artística etc.

Usualmente tem sido ministrada por meio dos cursos de extensão e, atualmente, teve ampliadas suas possibilidades de utilização pelos cursos seqüenciais.

Educação Especial

Modalidade de ensino voltada para portadores de necessidades especiais (visual, auditiva, física, mental, múltipla), de condutas típicas ou de altas habilidades, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.

Educação inclusiva

Pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades têm direito à educação dentro do sistema regular de ensino, convivendo com todos os estudantes.

A educação inclusiva é aquela que não segrega os alunos com necessidades especiais dos outros estudantes, mas sem deixar de apoiá-los em suas especificidades. Não apenas os estudantes com deficiência, transtornos globais do  desenvolvimento e altas habilidades são beneficiados por este modelo.

A educação inclusiva deriva do direito que todos têm de frequentar uma escola pública e de qualidade, e ter suas necessidades específicas de aprendizagem atendidas pela instituição.

Assim, pode-se criar ambientes mais propícios à aprendizagem de todos, já que os que enfrentam dificuldades não são apenas os estudantes deficientes, mas muitos dos que estão na sala de aula.

Educação indígena

A educação indígena deve ser caracterizada pela afirmação das identidades étnicas, pela recuperação das memórias históricas e conhecimento dos povos indígenas e pela revitalizada associação entre  escola / sociedade / identidade, em conformidade aos projetos societários definidos autonomamente por cada povo indígena.

O direito à educação indígena está assegurado na Constituição Federal de 1988, no 2º parágrafo do artigo 210: “O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.” No entanto, ainda há muitos desafios na regulamentação dessa educação que começam na
alfabetização.

Segundo dados do Censo 2010, do IBGE, o analfabetismo entre indígenas é maior do que a da população brasileira: 76,7% dos índios com 15 anos ou mais de idade sabem ler e escrever, contra 90,4% da média brasileira.

Educação integral

Educação integral é conceito de educação que procura agir no desenvolvimento integral do ser humano. Ela se apoia em três pilares.

O primeiro é o desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões, não só do ponto de vista intelectual, mas também no afetivo, no social e no físico. 

O segundo é a integração de tempos e espaços, com a inclusão de diversos atores no processo educativo. Com tal integração, a educação não fica limitada ao espaço escolar nem se apoia exclusivamente no professor, corresponsabilizando cidadãos e trazendo uma diversidade de olhares e saberes para os processos de aprendizagem. 

Já o terceiro pilar é o do desenvolvimento das atividades em tempo integral. 

Educação Profissional

Integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia, far-se-á em articulação com o ensino regular ou como educação continuada, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho.

Educador

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem.

Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de  desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender. isso significa muito mais do que possibilitar a aprendizagem de conteúdos, mas garantir o desenvolvimento pleno dos indivíduos, em todas a suas dimensões – intelectual, física, afetiva, social e simbólica.

Educação no campo

Educação no campo é uma modalidade da educação que ocorre em espaços denominados rurais.

Diz respeito a todo espaço educativo que se dá em espaços da floresta, agropecuária, das minas e da agricultura e ultrapassa, chegando também aos espaços pesqueiros, a populações ribeirinhas, caiçaras e extrativistas.

É destinada às populações rurais nas diversas produções de vida já citadas, assim como serve também como denominação a educação para comunidades quilombolas, em assentamento ou indígena. 

Na educação no campo, é preciso considerar a diversidade contida nos espaços rurais, contemplando no currículo escolar as características de cada local, bem como os saberes ali presentes.

Educação profissional concomitante

O estudante pode fazer ao mesmo tempo o Ensino Médio e um curso técnico, mas com matrículas e currículos distintos, podendo os dois cursos serem realizados na mesma instituição (concomitância
interna) ou em diferentes instituições (concomitância externa).

Educação profissional integrada

O curso é planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na
mesma instituição de ensino, contando com uma mesma matrícula.

Como se trata de curso único, realizado de forma integrada e interdependente, não será possível concluir o Ensino Médio de forma independente da conclusão do Ensino Técnico de Nível Médio ou o contrário.

Educação profissional subsequente

São cursos oferecidos para conduzir o aluno à habilitação profissional técnica, com carga horária variável em cada módulo. Para ingresso nesses cursos, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio.

Educação profissional e tecnológica

Oferecida em articulação com o ensino regular ou posteriormente, em instituições especializadas ou no ambiente de trabalho, em cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional.
A Educação Profissional pode ser de nível médio, de graduação ou de pós-graduação.

Educação Quilombola

Com informações do Conselho Nacional de Educação A educação quilombola deve considerar as  vivências, realidades e histórias das comunidades quilombolas do país, de forma a considerar suas especificidades étnico-culturais. 

A discussão sobre a educação quilombola como campo da política educacional começou em 2010, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), em Brasília.

Na época, houve uma proposta para a inclusão da educação quilombola como modalidade da educação básica e pela instituição das Diretrizes Curriculares Gerais para a Educação Básica.

Educação superior

Abrange a graduação e a pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de
especialização, aperfeiçoamento, extensão e outros.

Educomunicação

A educomunicação promove ações que fortalecem a comunicação em espaços educativos formais e informais, apropriando-se dos meios de comunicação como um instrumento de expressão cidadã.

De acordo com o Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA/USP), a educomunicação pode ser compreendida como um conjunto de ações que buscam criar e fortalecer a comunicação dentro de espaços educativos, integrar práticas educativas aos sistemas de comunicação e melhorar a capacidade de expressão e comunicação dos alunos.

Ela propõe e criação de ambientes abertos, que possibilitam o diálogo, a participação e a criatividade.

Dentro de uma perspectiva educomunicativa, o professor pode estimular que os alunos façam análises
críticas do que é veiculado nos noticiários ou até mesmo incentivar que eles criem seus próprio produtos
de mídia, desenvolvendo projetos de jornal, televisão e rádio escolar.

Educomunicador

Segundo definição de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP,
educomunicador é o profissional que demonstra capacidade para elaborar diagnósticos e coordenar projetos no campo integrado entre Educação e Comunicação. 

O educomunicador é aquele que facilita a ação de outras pessoas, a partir da mediação de processos construtivos, em que o que prevalece é o conhecimento e interesses de cada indivíduo, sendo este um produtor de conhecimento. 

Entre suas atividades, pode-se considerar a implementação de programas de “educação para a comunicação” e educomunicação, favorecendo ações que permitam o diálogo entre os campos do conhecimento e o assessoramento a educadores no uso adequado dos recursos da comunicação como instrumentos de expressão da cidadania.

Empréstimo (em biblioteca)

Operação que permite ao usuário conduzir a obra para fora do recinto da biblioteca ou centro de informação ou documentação.

ENEM

É o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado pelo INEP, ao qual os alunos concluintes ou egressos do Ensino Médio poderão submeter-se voluntariamente.

Cobre o conteúdo estudado em todo o Ensino Médio, através de questões objetivas que procuram integrar as várias disciplinas do currículo escolar e de uma redação, tentando identificar processos de reflexão e habilidades intelectuais adquiridos pelos alunos.

Várias IES do país estão utilizando os resultados do ENEM como parte do processo seletivo de acesso ao ensino superior.

Engajamento Familiar

Trata-se das ações e práticas que envolvem a participação dos pais ou familiares na educação de suas
crianças e adolescentes, assim como na rotina da escola.

Diversas pesquisas demonstram que o engajamento familiar influencia nos resultados educacionais,
auxilia os alunos a transitarem por diferentes etapas das suas vidas e também colabora para
promover a equidade, já que famílias mobilizadas podem demandar mudanças práticas em escolas e
nas políticas educacionais.

Apesar de importante, a relação entre a família e a escola ainda é um desafio para ambos os lados. Enquanto educadores se queixam de não contar com a participação dos pais, as famílias dizem que gostariam de se aproximar da escola, mas não sabem por onde começar.

Embora não exista uma fórmula para ampliar a participação dos pais na educação, especialistas apontam que o diálogo é um caminho fundamental.

Além disso, experiências nacionais e internacionais demonstram que investir na formação
de familiares, incentivar a criação de assembleias de famílias, utilizar ferramentas que facilitam a comunicação e repensar o formato da reunião de pais são estratégias fundamentais.

Ensino-aprendizagem

Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e vários educadores
contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante.

Ainda para Freire, no processo pedagógico, alunos e professores devem assumir seus papeis conscientemente – não são apenas sujeitos do “ensinar” e do “aprender”, e sim, seres humanos com histórias e trajetórias únicas.

Para o educador, no processo de ensino-aprendizagem é preciso reconhecer o Outro (professor e aluno) em toda sua complexidade, em suas esferas biológicas, sociais, culturais, afetivas, linguísticas entre outras.

O ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular (formal) e os conteúdos únicos
(vivências, história, individualidade) tanto do professor quanto do estudante.

Ensino de tempo integral

Ensino Fundamental ou Médio regular ministrado em turmas com jornada escolar igual ou superior a
sete horas diárias, incluídas nessa jornada tanto as atividades relativas ao currículo obrigatório, como
aquelas referentes aos temas transversais e a outras atividades complementares.

Ensino domiciliar

O termo em inglês, que pode ser traduzido como ensino domiciliar, é um método que permite que jovens sejam educados individualmente em casa, pelos pais ou familiares, que podem contar com apoio de professores tutores e materiais didáticos, sem a necessidade de matriculá-los em uma escola regular.

O homeschooling é legalizado em países como Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos,
França, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Portugal e Rússia. No Brasil, é considerado crime, previsto no
artigo 246 do Código Penal, e ocorre quando o pai, mãe ou responsável deixa de garantir a educação
primária de seu filho.

Ensino Fundamental

Segunda etapa da Educação Básica regular. Obrigatório e gratuito na escola pública, tem por objetivo a
formação básica do cidadão.

O Ensino Fundamental de oito anos esteve em vigor até 2010, quando era ofertado para a faixa etária de 7 a 14 anos de idade. Em 2006, a Lei no 11.274 ampliou a duração do Ensino Fundamental para nove anos, e ele passou a ser ofertado para a faixa etária de 6 a 14 anos de idade.

Ensino híbrido

É a combinação do aprendizado online com o offline, em modelos que mesclam momentos em que o aluno estuda sozinho, de maneira virtual, com outros em que a aprendizagem ocorre de forma presencial, valorizando a interação entre pares e entre aluno e professor.

Normalmente, a parte presencial prescinde de tecnologia. Nessa etapa, o professor ou tutor se torna responsável por propor atividades que valorizem a interações interpessoais. Aqui, o professor pode propor trabalhos que envolvam toda a turma ou pode dividi-la em grupos menores para a realização de projetos.

Já a parte do ensino realizada com o auxílio de recursos digitais permite que o aluno tenha controle sobre onde, como, o que e com quem vai estudar.

Nesse sentido, os dispositivos móveis, como tablets e celulares, e a facilidade de utilizá-los em diferentes ambientes abriu o leque de possibilidades sobre onde esse componente pode ser desenvolvido: dentro da própria sala de aula, na biblioteca, no laboratório de informática e até em casa.

Apesar de serem momentos diferentes, o online e o presencial, o objetivo do aprendizado híbrido é que
esses dois momentos sejam complementares e promovam uma educação mais eficiente, interessante e
personalizada.

Já há um esforço da academia e das instituições que estudam o ensino híbrido de categorizar
as formas como ele vem se manifestando nas diferentes instituições de ensino que optam por adotá-lo.

Ensino médio

Etapa final da Educação Básica regular, com duração mínima de três anos. Tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; a preparação básica para o trabalho e a cidadania do aluno, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de adaptar-se com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; o aprimoramento como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Ensino Presencial

Modalidade de ensino que exige do aluno, de acordo com a legislação em vigor ou normas das instituições, um percentual mínimo de 75% de freqüência às atividades didáticas (sala de aula, experimentos, estágios etc.) e presença obrigatória nas avaliações.

Segundo o artigo 47, parágrafo 3°, da LDBEN, respeitadas as formas de educação a distância, a freqüência de alunos e professores na educação superior é obrigatória.

Ensino Semipresencial

Modalidade de ensino que conjuga atividades presenciais obrigatórias a outras formas de orientação pedagógica que podem ser realizadas sem a presença física do aluno em sala de aula, utilizando recursos didáticos com suporte da informática, de material impresso e/ou de outros meios de comunicação.

Ensino regular

Modalidade da Educação Básica oferecida sistematicamente e conforme a legislação vigente pelos sistemas de ensino nos diferentes níveis/ etapas (Infantil, Fundamental e Médio), não abarcando as modalidades que requerem um tratamento pedagógico específico (Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos).

Equidade

Pode ser definida como uma adaptação das regras e/ou políticas a situações específicas, a fim de deixá-las mais justas. Também pode ser definida como a oferta de oportunidades iguais por meio de ações que reconhecem a diversidade entre os grupos políticos e indivíduos.

Escolaridade

Níveis de Educação escolar que uma pessoa concluiu. Por exemplo: se um aluno finaliza o Ensino Médio, isso significa que o seu grau de escolaridade é a Educação Básica, uma vez que ele passou por Pré-Escola, Ensino Fundamental e, finalmente, Ensino Médio.

Estabelecimento de ensino

Unidade organizacional que, sob uma única dependência administrativa e uma única direção, ministra ensino coletivo sistematicamente, podendo ocupar  um ou mais prédios e funcionar em um ou mais turnos. O mesmo que “escola”, “estabelecimento escolar”, “unidade de ensino” e “unidade escolar”.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Conjunto de normas que define os direitos e deveres de crianças e adolescentes, assim como os direitos,
deveres e obrigações do Estado, da família e da sociedade em relação a eles. Adota a doutrina de proteção integral à criança e ao adolescente.

Estudante

Estudante, educando, aluno, aprendiz. Pessoa que estuda, que frequenta um estabelecimento de ensino,
que está em processo educativo, que aprende. 

Estudos de Recuperação

É a estratégia de intervenção deliberada no processo educativo quando as dificuldades são diagnosticadas, constituindo nova oportunidade de levar os alunos ao desempenho esperado

Especialista

Aquele que concluiu curso de especialização.

Especialização

Curso de pós-graduação (lato sensu) em área específica do conhecimento que, segundo o Parecer CNE/CES No 617/99, deve ter duração mínima de 360 horas (não computando o tempo de estudo individual ou em grupo sem assistência docente e nem o destinado à elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso) e prazo mínimo de 6 meses. Pode incluir ou não o enfoque pedagógico.

Equivalência de Disciplinas

Processo pelo qual o aluno requer dispensa de determinadas disciplinas por haver cumprido, em outro curso ou outra IES, matérias com a mesma correspondência curricular.

Equivalência de Estudos

Para fins de prosseguimento de estudos, em nível superior, ou para outros fins, a declaração de equivalência de curso concluído será feita pela Secretaria de Educação.

Para fins de matricular-se em escola do País, a declaração de equivalência será de competência da escola de destino conforme critérios estabelecidos em norma própria.

Estágio

Atividade não obrigatória, remunerada, que o estudante realiza em empresas, com o objetivo de praticar os conhecimentos adquiridos e tomar contato com a rotina da profissão.

Estágio Curricular

Atividade obrigatória que o estudante realiza na própria escola, ou em empresas credenciadas com o objetivo de praticar conhecimentos adquiridos e tomar contato com a rotina da profissão.

Nesta prática profissional é exigido o cumprimento do número de horas estágio para a formação profissional e é acompanhado por uma supervisão da instituição.

Estrutura

Disposição de partes que formam um todo, em oposição às suas funções. Num sentido análogo ao precedente, orientação de conjunto que domina uma mentalidade e a organiza à volta de uma idéia diretiva de valor.

O vocábulo estrutura vem do latim structura, originário do verbo struere.

Estrutura Curricular

É constituída pelas relações de interdependência e temporalidade entre as disciplinas e atividades do currículo de um curso.

Especifica a ordem na qual as disciplinas e atividades devem ser cursadas e realizadas pelo estudante em determinado período de tempo (ano, semestre, trimestre, quadrimestre, etc.), além de pré-requisitos e equivalências para cada disciplina.

Estrutura didática do ensino

Diz respeito ao conjunto de instituições sociais, as escolas, de diferentes níveis e modalidade responsáveis pela atividade-fim denominada processo de ensino-aprendizagem.

Esta atividade-fim da instituição escolar é intencional, sistematizada, sequencial em termos de conteúdo de aprendizagem, vinculada a outros níveis de ensino e orientada por fins e objetivos previamente estabelecidos.

Evasão

Configura-se quando o aluno, após ter sido matriculado em determinado ano letivo, não se matricula na
escola no ano seguinte, independentemente de sua condição de rendimento escolar ter sido de aprovado
ou de reprovado.

Eventos

Proposta com caráter educativo, esportivo, cultural, social, cientifica artística ou tecnológica, sem necessariamente possuir o caráter de continuidade. São desenvolvidas de forma planejada com objetivos e período de curto prazo.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Criado em 1998, é uma avaliação do desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e dos que
concluíram o Ensino Médio em anos anteriores. Utilizado como critério de seleção à bolsa do Prouni e por universidades como critério de seleção para o ingresso na Educação Superior, complementando ou substituindo o vestibular.

Em 2009, foi reformulado pelo MEC e passou a ser utilizado como prova de seleção unificada nos processos seletivos das instituições públicas de Educação Superior.

Experimentação

Na contramão do ensino tradicional baseado na teoria e transmissão de conteúdos, que é muitas vezes distante da realidade dos alunos, novas metodologias procuram desenvolver o aprendizado a partir de experiências práticas.

Esses processos, que desafiam os estudantes a construírem seus conhecimentos a partir da elaboração de um produto ou projeto que faça sentido para a vida real, integram a tendência de aprendizagem mão
na massa (hands-on) ou experimentação.

As oportunidades de experimentação podem ser viabilizadas em atividades realizadas em laboratórios
de fabricação digital, aulas de programação e robótica, produção de peças de mídia, atividades artísticas, ações de intervenção na comunidade e outros projetos interdisciplinares.

 

Execução

Procedimento judicial pelo qual o exequente, titular de um crédito liquido e certo, pede ao Judiciário que retire parcela do patrimônio do executado. O executado pode se defender oferecendo embargos à execução.

Exame Curricular do Histórico

Processo seletivo que examina o desempenho acadêmico e ou profissional do candidato a um curso superior, baseado no seu curriculum vitae e no seu histórico escolar.

Exemplar

Cada unidade impressa pertencente à mesma tiragem.

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