Integração entre os setores na escola: acadêmico, pedagógico e financeiro.

Toda a escola é composta por vários departamentos, como o acadêmico, pedagógico e financeiro. Quando um desses setores não funciona de forma adequada, ocorre o comprometimento de outros e , consequentemente do ensino.

Um líder escolar, deve pautar sempre em promover a integração de todos os setores na escola, prezando pela boa convivência entre os colaboradores, para que todas as tarefas sejam cumpridas no prazo e, que tudo ocorra na mais perfeita ordem.

O primeiro item para se conseguir esta organização é definir bem as tarefas de cada departamento, para que não hajam dúvidas sobre quem e o que deve fazer cada função. O gestor deve deixar bem claro quais as atribuições de cada área e mostrar para suas equipes como o trabalho de uma afetará no rendimento das demais tarefas.

Listamos algumas responsabilidades de cada um dos setores na escola e como a falha de integração pode comprometer o desempenho da instituição:

Setor Financeiro

O setor financeiro da escola é responsável pelo pagamento salarial, emissão de boletos de cobrança, controle da inadimplência, separação de planos de pagamento e gerenciamento de cobranças fazem parte das atribuições deste setor. Tudo o que envolve especificamente áreas econômicas passa necessariamente por este departamento.

Setor Acadêmico

A área acadêmica é responsável pela emissão de documentos diversos, como diplomas, certificados, históricos escolares, declarações e atestados, também pelo atendimento ao público em geral, cadastro de alunos e responsáveis pedagógicos e financeiros, controle e organização de arquivos, e também matrícula e rematrícula.

Setor pedagógico

Planejamento escolar, elaboração do calendário escolar, currículo e acompanhamento, desempenho das turmas, notas das avaliações, aulas de reforço, performance dos professores, treinamentos de caráter pedagógico, criação e/ou escolha dos materiais escolares e metodologia de ensino, entre outras, são atribuições do departamento pedagógico.

Como o desempenho ineficiente de uma área pode prejudicar outro departamento?

O trabalho em equipe é fundamental em qualquer área para que surta os efeitos desejados e, na difícil tarefa de ensinar e formar cidadãos, essa prática tem ainda mais peso.

Em uma escola, todos devem caminhar juntos sob a orientação do líder para que a excelência possa, de fato, ser alcançada.

Afinal, quando a equipe não tem clareza de suas ações, os colaboradores ficam desorientados, sem saber para onde ir e o que priorizar e tudo desanda.

No dia a dia de uma escola existem muitas tarefas que dependem do bom andamento das outras para serem realizadas.

Um aluno que esteja com algum problema de saúde e precise estar ausente vários dias, geralmente informa o fato ocorrido na secretaria (acadêmico). Caso esta informação não seja repassada para os professores (pedagógico), o aluno poderá ter um excesso de faltas, com consequente prejuízo de suas notas e desempenho, que poderiam ser recuperados caso os professores fossem avisados e dessem ao aluno trabalhos pedagógicos para serem feitos em casa.

A falta de controle financeiro escolar e a ausência de um plano eficaz contra a inadimplência (financeiro), pode gerar problemas como a falta de pagamento de contas e salários dos funcionários. Estes empecilhos financeiros podem vir a se refletir na área pedagógica, como por exemplo na insatisfação do corpo docente, afetando seu desempenho ou ocasionando a rotatividade de colaboradores.

Caso o professor não anote as presenças e faltas dos alunos (pedagógico), isso poderá se refletir na área acadêmica, se por exemplo um pai quiser saber se o aluno compareceu ou não à aula.

Se um aluno precisar de uma declaração com todas as notas que obteve durante o ano letivo ou em anos anteriores, precisará que o departamento acadêmico tenha todos estes dados com fácil acesso, para que o documento possa ser feito rapidamente.

Para que um conselho de classe (pedagógico) seja efetivo, é necessário que os professores tenham acesso às fotos (acadêmico) e informações dos alunos referentes à área pedagógica. Sendo assim, é fundamental que todos os setores na escola estejam integrados e funcionem paralelamente de modo preciso, de forma que todas as “engrenagens” possam interagir sincronizadamente. Nesse processo o papel do gestor é muito importante, afinal, além de direcionar a equipe, ele precisa remar junto para que todos cheguem ao objetivo final: a melhoria da qualidade do ensino na instituição.

A forma mais eficiente de promover a integração de todos os setores na escola é investir em um software de gestão escolar. Com essa ferramenta, é possível obter todas as informações necessárias para resolver e diagnosticar quaisquer situações que precisem ser resolvidas com máxima eficiência, atuando nas falhas, que são demonstradas por meio de relatórios. O software de gestão escolar da Delta Software é integrado e foi desenvolvido conforme a experiência adquirida em mais de 20 anos de atuação no mercado educacional.

Com a devida precaução, os pequenos deslizes do dia a dia não se transformarão em grandes problemas, que porventura venham a comprometer outros deparamentos da escola e na prática todos saem ganhando.

Tags: |

CONDIÇÃO ESPECIAL

Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.