Criando uma rotina na educação infantil de forma adequada.

Para que a criança se desenvolva e se torne um adulto com capacidade de organização e sabendo que há momentos certos para a realização de suas atividades, é necessário se preocupar em estabelecer uma rotina na educação infantil.

A infância é a fase mais importante na formação de um indivíduo: afinal, é nesse momento que os preceitos básicos da vida são aprendidos e reverberados até a fase adulta.

Com hábitos bem estruturados, as crianças têm uma melhor capacidade de desenvolver seu aprendizado, tendo consciência de quais serão os próximos passos e desenvolvendo uma maior disciplina.

A criação de uma rotina na educação infantil, não deve se ater apenas a preencher o dia dos alunos com atividades que eles gostam e deixá-los tomarem a decisão sozinhos, os educadores tem papel importante no acompanhamento e montagem de uma programação que envolva as crianças do início ao fim.

Mas como iniciar a rotina?

No início do dia, é preponderante que os educadores acolham e motivem seus alunos focando o entendimento que aquele é o momento de começar, e isso envolve incentivar as crianças a se organizarem, guardando os materiais no lugar certo e se encaminhando para o local onde serão recebidas.

Recepção da criança

A fase de recepção consiste no primeiro contato do dia letivo com os colegas e professores, o que passa confiança à criança. Nessa primeira etapa, é importante verificar a presença dos alunos e permitir que eles falem sobre as atividades que realizaram ou novidades do dia a dia.

A realização da chamada é fundamental para o controle da frequência dos alunos. Para evitar que as faltas se tornem constantes e atrapalhem a rotina da criança, mantenha contato com os pais e responsáveis e procure saber os motivos.

A utilização da música é um ótimo estímulo na iniciação das atividades: além de despertar o cérebro, os sons estimulam os movimentos corporais, dando mais disposição para começar o dia.

Como organizar as aulas?

Após acolher os alunos, os professores devem propor atividades que estimulem o aprendizado de maneira dinâmica, separando a aula em fases:

Atividades educativas

A alfabetização é um processo importante na vida de toda criança, e por isso deve ser feita de forma estimulante. Isso é possível por meio de atividades que envolvam desenho, pintura e o desenvolvimento da fala.

Ensinar por meio de aulas de informática (em computadores ou tablets) também é um ótimo estímulo à mente. Além disso, é importante a ida frequente à biblioteca para desenvolver a leitura e incentivar as atividades em grupo, promovendo a socialização.

Recreio

O tão aguardado recreio é fundamental no dia a dia escolar. Além de ser importante para suprir as necessidades fisiológicas, esse é o momento em que os educadores podem falar sobre a higienização, mostrar que há hora certa para ir ao banheiro e comer e incentivar a partilha dos alimentos entre os alunos. O tempo de descanso também é importante para fixar o aprendizado e renovar as energias.

Hora da brincadeira

Pense em um adulto que trabalha o dia todo: após uma longa jornada de serviço, ele só quer ir para casa descansar e realizar as atividades que gosta, não é? Pois com as crianças funciona da mesma maneira.

Depois de cumprir todas as tarefas, elas também precisam descansar a mente. Por isso, é indispensável promover brincadeiras e a educação física para complementar a rotina na educação infantil. Com essas atividades, é possível beneficiar tanto o crescimento do corpo quanto desenvolver a parte intelectual por meio da imaginação. E o melhor de tudo: elas se divertem!

Concluindo o dia

Finalizar a aula pode parecer a parte mais fácil, mas não banalize essa etapa! É preciso ajudar os alunos na organização dos materiais e da sala (jogando o lixo fora, arrumando as carteiras). O educador também deve recapitular com os pequenos o que foi aprendido, reforçando as tarefas de casa a serem feitas e conferindo os recados na agenda.

Também é importante engajar os pais e responsáveis, o que pode ser feito com a divulgação das atividades realizadas nas redes sociais e mantendo contato por meio de um portal do aluno ou aplicativo escolar, onde é possível ter acesso a informações sobre o rendimento dos filhos.

Na hora da despedida, a demonstração de afeto dos educadores cria um laço de confiança com as crianças e faz com que elas sintam que são bem recebidas na escola.

Como uma boa gestão pode auxiliar na organização da rotina na educação infantil?

Para colocar essas etapas em prática, é necessário um bom planejamento não só dos professores, mas da escola como um todo. Nesse contexto, uma gestão escolar eficiente é capaz de promover treinamentos para os funcionários para obter maior produtividade da equipe. Além disso, os educadores estarão aptos a envolver as crianças e otimizar o tempo na realização das atividades.

Outro fator a ressaltar é que uma boa gestão escolar consegue ter maior controle sobre investimentos em materiais e infraestrutura para atender a grande demanda que possui a educação infantil. Sendo assim, é importante evitar a inadimplência da escola. Para isso, podem-se utilizar recursos para notificar os pais ou responsáveis do pagamento das mensalidades, como e-mails, SMS e aplicativo escolar.

Por fim, é necessário que os gestores compreendam que as famílias podem passar por momentos de instabilidade financeira. Procurar entender a situação do cliente e estabelecer formas alternativas de pagamento, que beneficiem tanto a escola quanto os pais, é uma maneira da instituição não ficar inadimplente, além de ser um diferencial estratégico na atração de novos alunos.

Utilização de software de gestão escolar

Para facilitar a gestão educacional e aliá-la a uma boa programação da rotina na educação infantil, pode ser utilizado o software de gestão escolar. Eles automatizam processos de controle financeiro, matrícula de alunos, planejamento das aulas e comunicação entre os educadores, pais e estudantes.

Os softwares de gestão escolar também podem ajudar na análise de dados sobre a instituição e sobre os alunos, como avaliação do desempenho e os pontos de melhoria. Assim, é possível aplicar estratégias que aumentem a competitividade da escola dentro do mercado e capte mais estudantes, gerando maior lucratividade. Por isso, além de instalar um programa compatível com as necessidades da escola, é importante mantê-lo atualizado, a fim de ter mais segurança e controle acerca das informações.

Lembre-se de se preocupar não apenas em organizar o dia a dia dos alunos, mas também em manter a gestão da sua escola eficiente para oferecer credibilidade aos pais e responsáveis.

Tags:

CONDIÇÃO ESPECIAL

Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.