Rematricula online para instituições de ensino

Rematrícula online para instituições de ensino

As novas tecnologias encurtaram fronteiras e nos conectaram a oportunidades até então desconhecidas, dentre elas uma nova tendência nas escolas é a formalização da rematrícula via contrato e aceite digital, que por conta da pandemia do novo coronavírus tornaram-se essenciais.

Neste formato os responsáveis podem fazer a rematrícula na comodidade do lar, sem precisar enfrentar filas ou aglomeração.

Com o aceite digital a escola não precisa recorrer ao envio do contrato pelo correio, além do que a devolução implica na demora de as vezes meses ou nem acontecer de fato. Com o sistema de gestão escolar Delta SGE e sua ferramenta de rematrícula online, o responsável pode confirmar o processo com o aceite digital e a escola pode acompanhar o andamento em uma única tela.

O processo para disponibilizar a rematrícula online é relativamente simples e o contrato digital tem a mesma validade de um documento físico, assinado presencialmente. A manifestação de interesse é o requisito fundamental e de relevância legal para efetivar a parceria. E isso pode ser feito por meio digital.

‍Dada a validade da rematrícula online, tanto quanto naquela feita presencialmente, os colégios podem se beneficiar permitindo que em apenas alguns passos a mãe, o pai ou o responsável pelo aluno manifeste o interesse e finalize o processo efetivando a matrícula de uma forma rápida e simples.

Em apenas alguns passos, o responsável atualiza os dados e efetiva a rematrícula.

‍Visão do rematrícula pelos responsáveis:

Rematricula online menu

O pai ou responsável clica no item do menu Rematrícula

 

Rematricula online conferencia e atualização dados responsaveis

Os dados devem ser conferidos e conforme permissão da instituição, algumas informações podem ser alteradas e outras podem ser de preenchimento obrigatório.

 

Rematricula online confirmação dos dados

Após a conferência e atualização dos dados, o responsável clica em gravar rematrícula.

 

Rematrícula online aceite do contrato

Após gravar a rematrícula, o responsável tem acesso ao contrato preenchido para leitura e aceite dos termos de forma digital.

LEIA MAIS EM:   4 dicas para melhorar a competitividade de sua escola

 

Rematricula online impressão contrato

A escola tem a opção de disponibilizar a cópia do contrato e também outros documentos e informativos, que podem ser geral ou por curso, série e turma.

 

Visão do rematrícula pela gestão escolar:

Rematricula online sistema de gestão escolar

  1. Acompanhamento das rematrículas pendentes, confirmadas, com e sem aceite digital.
  2. Relatório com filtro de ano, curso, série, turno, pendentes e confirmadas.
  3. A rematrícula pendente deve ser confirmada pelo colaborador após conferência das informações.

A contratação do serviço prestado por instituições escolares pode até ser comparada a uma compra online, diferenciando apenas de que não existe produto tangível, mas serviços educacionais.

É preciso formatar o contrato e deixar que as cláusulas sejam claras e que todo o serviço esteja de fato descrito. Feito isso, é preciso registrar em cartório e disponibilizá-lo para consulta, seja pelo cartório ou via internet, neste sentido o portal do colégio é muito eficiente.

‍Quais os requisitos para validade de uma matrícula digital?

A rematrícula digital se baseia no fato de que a lei não obriga o contrato escrito em papel. O contratante deve manifestar de forma inequívoca sua vontade e, isso por ser feito tanto por assinatura em papel ou confirmação digital.

A matrícula de um novo aluno até poderia ser feita digitalmente, mas por ser o primeiro contato com a escola, o procedimento traria pouca segurança jurídica O contrário acontece com a rematrícula, pois os pais e os alunos já estão cadastrados e são conhecidos. Mas aos olhos da Lei ambas são permitidas, desde que haja plena manifestação de interesse, mesmo que digital.

O responsável é o único que detém o usuário e senha para acesso ao aluno online, informação que é fornecida pela escola no ato da matrícula, isso identifica o contratante e certifica juntamente com as informações de data, hora e IP, que o aceite digital foi feito pela pessoa real, sendo registradas as informações para consulta e impressão posterior.

LEIA MAIS EM:   Como surpreender os pais na hora da matrícula

A principal vantagem da rematrícula online é suprimir a necessidade de comparecimento à escola para assinatura. Colaboradores e responsáveis são beneficiados pois o processo se torna muito mais ágil e prático.

Acompanhe nosso video com todas as informações sobre o rematrícula online:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *