O gestor escolar é peça fundamental para que as atividades fluam de forma satisfatória e que a comunidade fique satisfeita com relação à instituição de ensino.
É muito importante que o gestor crie dispositivos para analisar o seu próprio trabalho, assim como ele avalia os resultados dos projetos desenvolvidos, os índices de aprendizagem e a relação da escola com a comunidade.
A autoavaliação é um fator que contribui para o aprimoramento do trabalho realizado, olhar para si mesmo e se aliar a melhoria dos processos escolares e ao desenvolvimento profissional do gestor, cooperando para que a escola atinja os seus objetivos.
Mas porque eu devo realizar uma autoavaliação?
A autoavaliação é uma forma de desencadear mudanças positivas às escolas, além de ser um motivo para o crescimento e o aprimoramento profissional do gestor.
É importante que o gestor escolar esteja preparado para avaliar as próprias ações, averiguando os resultados obtidos e identificando os pontos que podem ser melhorados. Também é uma forma de motivação da equipe, ouvindo os funcionários e os professores, demonstrando que todos têm a aprender a partir da reflexão.
Qual é o momento em que o gestor escolar deve fazer esta reflexão?
Muitos são os indicadores, que merecem um olhar mais atendo, permitindo a identificação de pontos de sucesso e outros que precisam de melhoria em sua atuação, dentre esses, destacamos os índices de aprendizagem, retenção de alunos, satisfação dos pais, formação dos professores, resultados de projetos desenvolvidos, etc.
Além disso, a participação da comunidade escolar é peça fundamental para que o gestor tenha a oportunidade de aprender a partir de suas falhas e com isso, permitir melhorias pontuais na escola.
Os questionários de avaliação tem um papel importante e são cada vez mais usados a fim de questionar professores, pais e os próprios alunos em relação ao caminho que a escola vem percorrendo.
O que a gestão da escola deveria fazer e não está fazendo para contribuir com as atividades escolares? Regra geral, os questionários devem ser enxutos e objetivos, compilando uma série de dados de diferentes membros da comunidade escolar, com o fim de descobrir os pontos positivos e frágeis da gestão escolar.
Esteja aberto para opiniões e críticas
Estar apto a abrir-se à críticas com maturidade e coragem para ouvir a comunidade escolar é preponderante ao processo de autoavaliação do profissional de gestão da escola. Para isso, além dos questionários de avaliação, podem ser empreendidas reuniões com a equipe, estimulando que apontem problemas e sugestões de soluções e melhorias.
Circular pela escola, fazendo avaliação do desenvolvimento das atividades também é uma forma de acompanhar mais de perto e poder mensurar os resultados, já que, devido à grande quantidade dos expedientes burocráticos, muitos gestores acabam por não acompanhar de perto o dia a dia da instituição.
Inovar e melhorar como profissional
Bem, com base nos resultados conseguidos de sua autoavaliação, é agora o momento do gestor escolar identificar os pontos de melhoria e as formas de praticá-los.
A busca por cursos de aprimoramento profissional e a adoção de ferramentas tecnológicas, que contribuam para a gestão e o desenvolvimento da escola, devem ser uma constante, dentre essas ferramentas, destacamos os sistemas de gestão escolar e as ferramentas de comunicação escolar, como portais e aplicativo para celular.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários