Escolher uma nova escola ou optar pela permanência do aluno por mais um ano letivo na instituição é de extrema importância para os pais e filhos. Essa decisão se reflete na formação humana e no futuro profissional do filho.
Para conseguir positivar matrículas, a instituição precisa mostrar aos pais como a escola pode contribuir para a educação dos filhos na parte acadêmica e também ajudar no desenvolvimento da personalidade e na aquisição e aplicação de valores.
Os pais antes de tomar a decisão e escolher a instituição, colocam na balança diversos fatores sobre cada escola, esses critérios também devem ser levados em conta pela escola na formatação dos perfis de alunos e pais que representam o público-alvo desejado.
Conhecer o que é mais relevante pela família é importante na conquista da atenção dos pais e, a partir de então, mostrar aos poucos que a escola pode ser a escolha ideal.
Veja alguns itens que podem ser considerados na escolha da instituição:
Identidade e valores
Os valores são uma temática importante considerada pelos pais na busca pela escola ideal, diante dessa premissa a escola precisa ter uma identidade e valores bem definidos. A abordagem da escola à questões como religião, tolerância e inclusão social é priorizado pelos pais em sua decisão.
Proposta de ensino
Os pais tem o anseio de que seu filho entre para uma boa universidade tendo em contrapartida melhores oportunidades no futuro, outros se preocupam mais com a formação artística ou desenvolvimento do senso crítico, também existem aqueles que valorizam a prática de atividades extracurriculares com aulas diferenciadas sobre, por exemplo, empreendedorismo e educação financeira.
A escola precisa ter um projeto pedagógico bem definido e embasado em técnicas de educação consolidadas.
Mensalidade e horário
Os pais levam em consideração também questões como o valor da mensalidade, a localização da escola e horários de entrada e saída, isso deve ser adequado tendo em vista o perfil de estudante e pais visados pela instituição. Uma dica para aumentar a captação de alunos é dispor de horários flexíveis e serviço de transporte escolar.
A apresentação da escola
Após conhecer melhor sobre a instituição e se interessar por ela, o próximo passo a ser tomado pelos pais é fazer uma visita pessoal á escola, neste momento é importante se atentar à alguns detalhes de forma a contribuir para que a experiência se positiva:
Invista no treinamento dos colaboradores
A escola deve estar preparada para receber os pais e surpresas por falta de profissionalismo de colaboradores e professores podem causar uma má impressão. Contar com um funcionário específico para realizar a apresentação da escola e ter protocolos e normas para todos durante a visita, favorece uma boa apresentação.
A criação de um roteiro de fala para ser usado durante a apresentação interna da instituição é fundamental. Incluir a história e missão da escola, falar sobre os valores pedagógicos, fazer um tour aos laboratórios e blibloteca e terminar com uma conversa com o coordenador pedagógico. Isso permite que os pais e o estudante possam esclarecer as principais dúvidas.
Preze pela transparência
A preparação para a visita dos pais não deve criar um ambiente que não condiz com o dia a dia da escola e, tão pouco, enganar os visitantes. É interessante demonstrar nesse primeiro contato o máximo de transparência possível.
Dispor de números sobre o resultado de aprovações no ENEM, inscrições anuais, investimentos em infraestrutura, entre outros, são importantes no destaque da instituição das demais. Caso algum aspecto negativo seja pautado durante a visita, o PPP pode contribuir expondo os planos de melhores e projetos para solução.
Não fuja da realidade
O Projeto Político Pedagógico deve ser demonstrado e adaptado para a melhor compreensão dos pais. Na prática, a escola deve falar sobre como procura cumprir sua missão e sobre os seus diferenciais em relação à outras instituições.
O complemento com videos, folders e outras formas de divulgação com números, depoimentos de pais e ex-alunos contribuem para que os interessados entendam o funcionamento da escola e façam a análise se ela tem o que eles procuram.
Observar o perfil do estudante
A escola deve deixar claro que o interesse não é apenas na matrícula em si, mas também no ajuste do aluno ao projeto da instituição, compatibilizando o interesse dos pais, da escola e do estudante.
itens comuns que os pais levam em consideração na escolha
- Desempenho dos estudantes no ENEM e aprovação no vestibular;
- Atividades extracurriculares;
- Infraestrutura;
- Uso da tecnologia;
- Qualificação dos docentes;
- Reputação da escola na comunidade;
- Opinião do estudante;
Conhecer os critérios considerados pelos pais ao definir a matrícula escolar de seus filhos é interessante para aumentar a captação de alunos pela instituição e também ficar por dentro das principais demandas e tendências dentro e fora da comunidade escolar.
Outro fator importante na conquista é o uso de um software de gestão escolar e aplicativo escolar. O software de gestão escolar além de otimizar o processo de matrícula e o acesso às informações, permite que os pais e alunos acompanhem através do aplicativo ou portal do aluno as notas, faltas, boletim, ocorrências, prazos, avisos, listas de leituras, reposições e o financeiro.
Muitas situações são resolvidas prontamente pelos pais e estudantes com o uso do software, facilitando o acesso às informações e impactando positivamente no conceito da escola.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários