Com as novas mudanças no mercado e os seus reflexos, cada vez mais é exigido um desempenho acima da média e habilidades específicas de um gestor escolar.
E isso não é à toa: afinal, essa atividade é fundamental para o sucesso dos planejamentos e das execuções que impactam diretamente na instituição. Por isso, reunimos aqui 8 das principais características de um bom gestor escolar que são essenciais para você se destacar.
Quer se sobressair nesta atividade? Conheça agora quais são elas e integre-as à sua forma de agir!
1 – Automotivação do gestor escolar
A capacidade de assumir o controle para si não é para qualquer um. É por isso que existem tantos chefes, mas tão poucos líderes. Estes últimos são referências para seus colaboradores e influenciam diretamente no comportamento da equipe.
Por isso, a motivação é umas das características mais exigidas de um bom gestor escolar. Afinal, para que se possa motivar os outros, é fundamental que o gestor escolar seja capaz de se automotivar primeiro. Caso contrário, o trabalho não trará os resultados esperados.
Um líder automotivado possui planos bem definidos e objetivos claros. Ele planeja o seu trabalho e traça a participação de todos de forma igualitária e justa, criando uma sensação de segurança extremamente construtiva no desenvolvimento pessoal e profissional de seus liderados.
2 – Proatividade com o trabalho e aprendizado
Um bom gestor escolar não se deixa abater pelo comodismo e pela apatia.
Um verdadeiro líder é proativo e está sempre em constante procura de novas informações e oportunidades para fazer as coisas acontecerem. Ele é eficiente e estimula seus colaboradores. Devido a sua proatividade, não se torna acomodado e quer cada vez mais novos desafios, engajar mais as pessoas e solucionar dificuldades.
Além disso, ele conta com ampla visão estratégica para o seu crescimento profissional e se recusa a tornar-se obsoleto. Ele investe em novos conhecimentos, em especializações e no aprofundamento do seu conhecimento, pois não quer estagnar na carreira.
3 – A capacidade de liderar
Para os leigos, é comum separar os papéis de gestor e líder, porém, é indispensável que ambos sejam desempenhados concomitantemente, pois não há mais espaço para gestores sem habilidade para liderar.
Isso porque liderar independe de autoridade ou de poder. É ser capaz de persuadir e influenciar por meio de uma comunicação ativa e eficaz, ter uma argumentação consistente, clareza na exposição de ideias, sempre buscar por soluções em conjunto e instigar as pessoas ao seu redor a exporem suas potencialidades e a sentirem-se confortáveis e confiantes.
4 – Permitir-se dar e receber feedbacks
Todo colaborador necessita de um líder que o motive, que saiba encorajá-lo e que o estimule na busca por bons resultados. Contudo, é essencial que o gestor escolar tenha a capacidade de dizer no que tanto a equipe quanto ele mesmo podem melhorar. É nesse momento o feedback se faz essencial.
Esse canal de diálogo estabelece uma excelente ferramenta de aprendizado e aprimoramento do trabalho individual e em conjunto dentro de uma escola. Afinal, é por meio dele que você mostra ao seu colaborador como ele é percebido e avaliado dentro do mercado.
O oposto também é válido, e o gestor escolar deve ser humilde e tolerante para ouvir comentários sobre sua gestão — que podem não ser o esperado. Para isso, é preciso criar uma cultura dentro do ambiente de trabalho onde o feedback é recebido, e não imposto.
Também é importante demonstrar ao colaborador que, quando ele tiver um retorno negativo, isso significa que seus superiores estão acompanhando suas tarefas e desempenho e que se importam com o seu desenvolvimento. Que essa orientação serve para construir uma relação mútua de confiança e apoio a fim de promover mudanças positivas e o crescimento da escola.
5 – Ser maduro profissionalmente
O gestor escolar deve estar comprometido com o sucesso dos seus projetos, da sua equipe e, principalmente, com os valores da instituição para a qual trabalha. Ele deve não apenas representá-los, mas também incorporá-los no dia a dia no ambiente de trabalho.
Para ter êxito nessa tarefa, no entanto, é preciso ser capaz de regular suas emoções, não cair em armadilhas emocionais ou perder a estabilidade psicológica. É fundamental demonstrar maturidade profissional.
Isso significa lidar com situações adversas, com pessoas distintas, solucionar conflitos e participar de projetos complicados. O gestor escolar deve possuir habilidades para enfrentar todos os desafios com sabedoria, coerência, tato e disciplina.
6 – Gestão de conflitos
Conflitos são comuns em um ambiente de trabalho. No entanto, às vezes, é preciso intervir e saber mediar situações que estejam desestabilizando a equipe. O trabalho em conjunto é fundamental para se obter êxito, e as relações interpessoais têm papel importante no equilíbrio de um ambiente harmônico.
Para ser capaz de gerenciar conflitos é preciso ser empático com seus liderados e se colocar no lugar do outro, tentando entender o seu lado e seu ponto de vista. É importante ouvir e buscar uma solução que acabe com a insatisfação de ambas as partes conflitantes. Administrar pessoas requer um trabalho contínuo de aptidão social e equidade.
7 – Controlar processos e pessoas
Ser um gestor escolar eficiente é saber negociar e delegar as tarefas de forma segura, mostrando confiança e respeito pelo trabalho dos seus colaboradores, mas sem esquecer de controlar e acompanhar de perto o desenvolvimento de cada ação.
Trata-se, portanto, de ser o agente catalisador de pessoas, planos, serviços e processos sempre em mutação — uma competência estratégica cada vez mais desejada dentro das instituições de ensino.
8 – Ser um bom planejador, objetivo e estrategista
A função do gestor dentro de uma escola vai muito além da admissão de novos funcionários, solução de conflitos internos ou a gestão de colaboradores com foco nos ganhos e resultados. Ele possui um papel fundamental no planejamento e na estratégia dos negócios, funcionando como o elo entre estes e a ação.
A sua importância anda junto do bom desempenho e da lucratividade da instituição. Um bom gestor escolar é reconhecido por encarar o ato de planejar como algo contínuo, gradativo, flexível e responsável — ou seja, como um líder que não busca apenas o seu desempenho no futuro, mas sim no presente.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários