Glossário da Gestão Educacional e Acadêmica – Letra A

Ação – procedimento pelo qual alguém pede ao Judiciário o reconhecimento de um direito contra outra pessoa.

Aceleração de Estudos – é a forma de propiciar a alunos com atraso escolar a oportunidade de atingir o nível de desenvolvimento correspondente a sua idade, mediante organização curricular da proposta pedagógica que definirá conteúdos, tempo necessário conforme o ritmo e desempenho do aluno, metodologias e procedimentos didáticos adequados.

Acervo – refere-se à totalidade de documentos que compõem a coleção de fontes de informação. Qualquer tipo de documento que seja fonte de informação. O acervo pode ser destinado à pesquisa, consulta ou simplesmente à guarda.

Acordos, Ajustes e Convênios – instrumentos legais para realização, em regime de mútua cooperação, de serviços de interesse recíproco dos órgãos e entidades da administração federal e de outras entidades públicas ou organizações particulares.

Afastamento para Qualificação – situação de um servidor técnico-administrativo ou docente que foi dispensado das suas atividades técnicas, administrativas ou docentes, para realizar algum curso ou capacitação na sua área de atuação.

Aluno – indivíduo que está regularmente matriculado em uma disciplina ou curso ou, ainda, que já ingressou numa IE.

Aluno Desistente – aluno que, por sua própria decisão, pede o cancelamento da sua matrícula como aluno do curso.

Aluno Desligado – aluno que, por iniciativa da instituição e tendo em vista suas normas disciplinares, teve a sua matrícula no curso cancelada.

Aluno Matriculado – diz-se do aluno que realiza sua inscrição formal em um curso após a apresentação de toda a documentação e cumprimento das formalidades exigidas.

Aluno Novo – aluno que, após se submeter a processo seletivo, ingressa, pela primeira vez, em um curso.

Aluno Ouvinte – é aquele que assiste às aulas sem que esteja regularmente matriculado. Na maioria das instituições é necessária uma admissão formal para freqüentar o curso. Não existe controle de freqüência nem são concedidos os mesmos benefícios dos alunos regulares.

Aluno Portador de Necessidades Especiais – aluno que apresenta limitações de ordem física (auditiva, visual, mental, motora), psicológica ou emocional ou ainda os portadores de habilidades especiais (superdotados).

Aproveitamento de Estudos – é a faculdade legal concedida à escola para que aproveite, em seus cursos e atividades, estudos realizados, com êxito, na própria escola ou em instituições. Pode ser feito mediante apresentação de documento escolar referente às séries, períodos, ciclos, etapas ou apresentando registro de componentes curriculares estudados ou, na ausência de qualquer documento por deliberação de uma comissão da própria escola, que classifique na escola de destino o candidato no nível correspondente ao seu desempenho, no caso de estudos formais e não formais.

Aproveitamento Escolar – é a média das notas recebidas em cada disciplina durante o período letivo, resultado das avaliações do desempenho do aluno, feitas por meio de trabalhos, provas escritas ou orais, freqüência e outras atividades didáticas.

Aquisição de Acervo – meio de se fazer a obtenção ou a formação do acervo. Pode ser feita por compra, por permuta ou através de doações recebidas.

Área Construída – área de construção total de todos os prédios onde funcionam as diversas Unidades que compõem a Instituição de Ensino.

Área de Conhecimento – conjunto de informações e referenciais metódicos, reunidas a partir de um dado ponto de vista, que mantêm relações de complementaridade recíproca. A classificação de áreas do conhecimento pode variar entre países ou dentro de um mesmo país, dependendo da abordagem metodológica escolhida pelo classificador. Atualmente no Brasil, a classificação mais conhecida e que tem sido utilizada para a pesquisa e a pós-graduação, é a Classificação de Áreas do Conhecimento do CNPq. Para a classificação dos cursos superiores (graduação e seqüenciais) do país, a partir do Censo da Educação Superior 2000, o INEP utilizará a Classificação Internacional UNESCO/OCDE.

Área de Laboratório – total da área construída ocupada com o funcionamento de todos os laboratórios de ensino e pesquisa existentes nas diversas Unidades que compõem a Instituição de Ensino.

Área Total dos Terrenos – a área total do terreno ou somatório das  áreas de todos os terrenos onde se encontram construídos os prédios em que funcionam as diversas unidades que compõem a Instituição de Ensino.

Atividade Extra-classe – atividades curriculares de caráter cultural, artístico ou cientifico realizadas fora do espaço geográfico da sala de aula, durante ou fora dos horários de aula. Existem dois tipos, as atividades ordinárias previstas com antecedência e aprovadas pelo respectivo colegiado, e extraordinárias, não previstas, mas reconhecidas pela instituição. Nas ordinárias a presença é obrigatória uma vez que está previsto no calendário acadêmico como dia letivo; nas extraordinárias é opcional, mas controlada.

Atividade-fim – é o processo ensino-aprendizagem que acontece em sala de aula, ou em laboratório, ou mesmo em quadra de educação física, biblioteca, ou ainda em outra dependência escolar.

Atividade-meio – é a atividade que dá apoio e suporte à concretização do objetivo último da organização. São chamadas também de atividades administrativas.

Autorizado (Curso/Habilitação) – curso ou habilitação que obteve, da autoridade educacional pertinente (MEC/SESu/CNE/CEE), para as IE federais e privadas, e Conselhos Estaduais de Educação para as IE públicas (estaduais e municipais), a aprovação formal do pedido de encaminhamento feito por IE nova ou já em funcionamento.

 Auxiliar de Biblioteca – pessoa com curso de capacitação específica da área de Biblioteconomia, que realiza as atividades de empréstimo e de cobrança de livros, reposição dos mesmos nas estantes e digitação.

Avaliação – é o procedimento adotado pela escola para diagnosticar a situação real da aprendizagem do aluno em relação a indicadores de desempenho definidos em sua organização curricular. A avaliação tem uma função diagnóstica que busca investigar os conhecimentos, competências  e habilidades que o aluno traz é formadora no sentido de acompanhar a aprendizagem, identificando os sucessos e as dificuldades desse processo de desenvolvimento, inclusive para orientá-lo, tem caráter de continuidade, visando reorganizar as ações educativas subseqüentes.

Avaliação de Dados Pessoais/Profissionais – processo seletivo para ingresso na educação superior que substitui a realização de provas e testes pelo exame dos dados pessoais (escolarização, cursos, histórico escolar) e ou profissionais (experiência e desempenho profissional).

Avaliação Seriada no Ensino Médio – modalidade de acesso ao ensino superior que surgiu por iniciativa da Universidade de Brasília (PAS – Programa de Avaliação Seriada), que abre para o estudante do Ensino Médio o acesso à Universidade de forma gradual e progressiva, compreendendo avaliações realizadas ao término de cada uma das três séries. O participante do PAS não está impedido de concorrer também ao vestibular tradicional, ao concluir a terceira etapa do processo.

Avanço Escolar – é a forma de propiciar ao aluno que apresente nível de desenvolvimento acima de sua idade, a oportunidade de concluir em menor tempo séries, períodos, ciclos ou etapas.

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