O abandono escolar sempre foi uma preocupação corrente nas instituições de ensino e é possível usar de algumas estratégias que ajudam a melhorar a retenção dos alunos. Tendo em vista as causas mais frequentes de abandono da escola, é possível adotar algumas práticas para melhorar a retenção dos estudantes.
Confira abaixo algumas táticas que podem auxiliar na retenção dos alunos.
1. A importância da inovação para a melhoria do ensino.
Investir na qualidade do ensino é um dos pontos chaves para que a retenção dos alunos seja um sucesso.
O uso da tecnologia como prática pedagógica é uma forma de motivar os alunos e fazer com que as aulas fiquem mais interessantes e mais próximas da realidade. Contudo, muito além de simplesmente incluir a tecnologia no dia a dia dos estudantes, é preciso inovar nos recursos pedagógicos, de maneira a fazer com que se dê, de fato, um passo à frente na educação dos alunos.
O uso de um aplicativo escolar com informações sobre a vida escolar do aluno e também financeiras é uma forma de turbinar a comunicação escolar. Com o aplicativo a escola pode enviar avisos, ocorrências, informar o calendário das avaliações e conteúdos, enviar material para estudo, boletim, solicitar autorizações dos pais, informar sobre a grade de aulas e várias outras funcionalidades.
Investir na infraestrutura da escola e na valorização do corpo docente é uma boa prática. Manter os educadores continuamente preparados e por dentro das novidades é um diferencial e um plano a seguir.
2. Fique atendo com o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
É importante a escola combater atitudes e comportamentos inadequados, tais como a prática do bulling e o preconceito. Isso conta a favor e demonstra que que a escola além de se preocupar com a educação, valoriza também o desenvolvimento socioemocional e o bem estar dos alunos. A escola deve ser um lugar seguro e onde a motivação seja valorizada, permitindo a construção de uma trajetória acadêmica de sucesso.
Dessa maneira, é fundamental que a escola busque estratégias de aprendizagem mais abrangentes, flexíveis e que buscam uma formação integral, alinhada aos desafios e necessidades do mundo contemporâneo.
3. Invista no bom relacionamento com as famílias.
Ao motivar a participação dos responsáveis nos eventos da escola e nas reuniões de pais, a instituição acaba criando uma relação de confiança com a família, isso tem impacto positivo e influencia a decisão de permanência do aluno na escola.
A manutenção de uma boa relação com a comunidade escola tem impacto positivo na credibilidade e imagem da escola e, uma das consequências é a divulgação espontânea por pais e alunos da escola para a comunidade.
Conclusão
Além das práticas acima, outras atitudes podem ser tomadas e a busca para a excelência educacional não acaba nunca. O importante é estar atento todas as demandas e fazer um plano conciso para a aplicação das melhorias.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários