O Secretário ou Secretária Escolar tem por responsabilidade organizar, sistematizar, registrar e documentar todos os fenômenos que se processam no domínio da unidade escolar, permitindo o seu funcionamento administrativo e afiançando sua legalidade e a validade de seus atos.
Elevar a importância que tem a documentação em qualquer atividade humana organizada pode ser algo desnecessário. Satisfaz apenas lembrar-se da seriedade que existe nos documentos que nos são concedidos, para perceber se o quanto de valor há nos registros e anotações feitos pela Secretaria de uma unidade escolar.
Os documentos emitidos adquirem um caráter de testemunho, de prova, que acompanhará o aluno e influenciará sua vida de forma expressiva.
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Há, ainda, outro aspecto da documentação: o registro das atividades didático-pedagógicas desenvolvidas pela unidade escolar com todas as suas implicações.
Uma unidade escolar passa por constantes modificações, e as etapas dessas transformações devem ser retratadas em benefício de seu próprio crescimento e desenvolvimento, já que a reflexão ordenada sobre o passado é indispensável para o replanejamento que visa ao aperfeiçoamento.
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Assim, destaca-se a importância expressiva da função do Secretário ou Secretária Escolar em todo o processo escolar, que deve pautar em:
• Estética da sensibilidade (trabalho bem feito e respeito pelo outro);
• Política da igualdade (valorizar o próprio trabalho e o trabalho dos outros);
• Ética da identidade (defesa do valor da competência, do mérito, da capacidade, contra os favoritismos de qualquer espécie, e da importância da recompensa pelo trabalho bem feito que inclua o respeito, o reconhecimento e a remuneração condigna) da atividade profissional em questão.
A ética da identidade abarca a estética da sensibilidade e a política da igualdade que, reunidas, proporcionam ao trabalhador “saber ser”, “saber fazer”, “saber conviver”, que recobrem dimensões práticas, técnicas e científicas adquiridas por intermédio de cursos, treinamentos, capacitações e/ou por meio das experiências profissionais.
Além disso, incluem traços de personalidade e caráter que definem comportamentos nas relações sociais de trabalho, como: capacidade de iniciativa, comunicação, disponibilidade para inovações e mudanças, assimilação de novos valores de qualidade, produtividade, competitividade, saber trabalhar em equipe, ser capaz de decidir problemas e desempenhar trabalhos novos e diversificados.
Os constantes progressos tecnológicos acabam mudando tanto o perfil do profissional quanto a metodologia do trabalho.
Atualmente, o profissional da Secretaria Escolar deve estar preparado para a utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação, que visam facilitar a comunicação e controles internos, além de fazer com que alunos, pais e responsáveis sejam mais participativos com a dinâmica escolar.
Ter a disposição um software de gestão escolar integrado, que permita que as informações fluam dos e para os portais de professores e alunos e também para aplicativo escolar, que fornecem dados em tempo real sobre a vida escolar do aluno na instituição, é essencial hoje em dia para permitir que a gestão evolua e se torne cada vez mais presente na comunidade escolar.
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Organização da secretária escolar seja ela bastante importante em questão de correspondência estorico escolar,declaração,diário digitalizado para colaborar com gestão administrativa.