A discussão de temas relacionados a educação sempre estiveram em pauta e ultimamente tem havido um grande número de publicações de estudos, análises e pesquisas sobre as questões educacionais.
O planejamento estratégico tem se apresentado como um interessante recurso, visando dar sentido e coerência a essa atividade, focando sobretudo a evolução das escolas.
Com a autonomia adquirida na gestão educacional, os resultados finais de planos estratégicos podem alcançar avanços e melhorias significativas.
Planejar permite antecipar ações e situações, que poderiam acontecer no futuro, criando planos de ação para solução de problemas, garantido que tudo fique no eixo de interesse da escola.
O planejamento estratégico nas escolas se divide em algumas etapas e bases, com alguns fatores essenciais que devem ser levados em consideração, tais como:
Análise do ambiente externo e interno da instituição
A identificação dos pontos fortes e fracos da instituição, em seu ambiente interno e externo, é vital neste planejamento e na concepção da estratégia da escola, a identificação dos elementos envolvidos nos 2 ambientes, definem um norte para a gestão da instituição.
A escola de sucesso é aquela que detém uma estratégia que possibilite mudanças rápidas de acordo com o ambiente disposto. Esta análise de ambiente, permite aos gestores definirem as oportunidades e ameaças, destacando os pontos fortes e fracos.
Em relação as variantes ambientais (políticas, sociais, econômicas, culturais e legislativas), é necessário que as tendências sejam conhecidas pelos gestores da escola, e de como elas podem influenciar e até determinar a existência da escola.
Em seu ambiente interno, a escola pode providenciar pesquisas de satisfação com pais e alunos, análise da situação financeira com acompanhamento do índice de inadimplência, alunos bolsistas e pagantes, etc.
No ambiente externo, a escola tem que estar atenta aos concorrentes e as novas tendências de mercado.
Estabelecimento de diretrizes da escolas
Os resultados levantados devem ser avaliados e novas metas serem traçadas. Esse conceito permitirá a escola definir sua estratégia corporativa.
Os elementos da definição deste cenário, visam alcançar o mercado consumidor, cursos oferecidos, tecnologia, preocupação com a sobrevivência, filosofia da empresa e qual a percepção de sua imagem perante ao público.
Como exemplos de diretrizes e metas, temos:
- Redução da taxa de inadimplência;
- Aumento o número de matrículas;
- Aumentar a satisfação dos pais e alunos para evitar evasão escolar.
Acompanhar a evolução das diretrizes e metas através de um dashboard ajuda de forma substancial, a alocação dos esforços em sanar as eventuais deficiências.
Organização da estratégia como forma de atingir os objetivos
Traçar os objetivos e as metas de forma clara, descrever ações que devem ser adotadas para que se atinja cada uma delas, torna factível o operacional do planejamento estratégico.
Entre as várias opções de estratégias que a escola pode ter, algumas é claro, são mais relevantes do que outras, culminando numa maior rentabilidade, eficiência e competitividade.
O essencial é que a escola capitalize seus pontos fortes e oportunidades da melhor maneira, em relação aos seus concorrentes mais próximos, alcançando uma vantagem competitiva.
Aplicação da estratégia
A aplicação da estratégia é a etapa determinante do planejamento escolar estratégico. Isso será feito através da integração e comprometimento de todos os colaboradores da escola, definindo grupos de tarefas específicas e pessoas responsáveis por elas.
Cada grupo deve assegurar que o plano seja executado visando a qualidade do serviço aos alunos.
Controle e monitoramento
Todo o processo de planejamento é incompleto se não tiver elementos de avaliação. Para melhorar e reorientar o plano escolar estratégico é necessário medir, comparar e avaliar os resultados, o que implica necessariamente na existência de benchmarks para avaliar, apreciar e julgar o resultado obtido.
Avaliação dos resultados:
Algumas perguntas se fazem pertinentes neste momento, para se ter a certeza de que o foco está sendo alcançado:
- Os objetivos foram alcançados?
- A escola aumentou o número de matrículas e diminuiu a evasão escolar?
- A escola conseguiu atingir as metas propostas?
- Quais foram os fatores que influenciaram os resultados?
Um sistema de gestão escolar auxilia os administradores nestas e em outras questões, fornecendo dados integrados e seguros sobre a escola e permitindo que os objetivos sejam traçados e acompanhados.
A mais de 20 anos a Delta Software tem buscado a primazia junto às instituições de ensino, criando ferramentas eficientes com o foco em resultados.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários