A gestão de uma escola é uma tarefa complexa, uma vez que exige que os seus administradores sejam capazes de lidar com uma série de fatores de diferentes naturezas. Por isso, é fundamental que sejam reconhecidos e evitados os erros na administração de uma escola. Veja aqui alguns dos principais:
1. Ausência de planejamento
Não planejar significa agir em resposta a uma determinada situação em vez de se preparar para ela, ou seja, ser uma instituição reativa ao invés de proativa. Em uma escola, esse tipo de postura pode acontecer nos seus mais variados setores, indo desde a alocação dos recursos financeiros para o funcionamento da instituição até a realização de reuniões pedagógicas entre professores, pais e coordenadores.
A ausência de planejamento tende a ocorrer em razão de inexperiência ou por não existir uma visão estratégica de administração. Para evitar esse tipo de cenário, é fundamental que o gestor conheça bem e projete todas as atividades da escola, trace planos de ação em conjunto à sua equipe, coloque-os em prática e os acompanhe.
2. Desprezo pelo uso da tecnologia na gestão de uma escola
Seja na contratação de funcionários, na realização das atividades administrativas rotineiras ou mesmo na disponibilização de recursos pedagógicos, deixar de lado a tecnologia é um grande equívoco. Por medo do que é novo ou tentativa de economia, muitos gestores desprezam ferramentas tecnológicas que têm enorme potencial.
A pessoas envolvidas com a gestão escolar fazem uso da tecnologia das mais diversas formas fora do âmbito escolar, como por exemplo a consulta do extrato e movimentações bancárias pela internet, participação em grupos e redes sociais, conversas no whatsapp, solicitação de serviços de transporte ou de alimentação e internamente as vezes tem uma visão desfocada da realidade, já que existem tecnologias em sistemas de gestão escolar que atendem essa demanda de comunicação, otimização e fluxo de dados entre a instituição e a comunidade escolar.
Além de útil e atrativa, sobretudo para os alunos, a tecnologia é essencial para otimizar os processos escolares. Dessa forma, cabe ao administrador da instituição analisá-la para que possa verificar quais as demandas por recursos tecnológicos que a escola possui, buscando implementá-los sempre que possível.
3. Falta de diálogo
Tomadas de decisões por uma só pessoa, sem ouvir os outros participantes do processo educacional, podem ocasionar consequências muito negativas para a administração da escola, como conflitos entre funcionários, pais e alunos. Além disso, o ambiente escolar é, por excelência, um espaço de construção democrática e participativa.
Na gestão de uma escola, é muito importante que a administração da instituição de ensino não só permita como favoreça o diálogo com toda a comunidade escolar. Isso pode ser feito por meio da realização de assembleias, implantação de canais de comunicação destinados a sugestões, críticas e elogios, bem como criação de espaços de atendimento a funcionários, familiares e alunos.
4. Má utilização de recursos
Recursos humanos e financeiros podem ser alocados inadequadamente no ambiente escolar, o que tende a prejudicar o funcionamento da instituição. Isso pode ser o resultado da falta de planejamento ou sua má realização, assim como ser causado pela ausência de diálogo com a equipe.
Para otimizar o dinheiro disponível e aproveitar as habilidades dos profissionais da escola, os gestores devem ter um amplo conhecimento do funcionamento da instituição, o que inclui os seus profissionais, além de visão organizacional estratégica. Essa postura só é possível com o planejamento adequado.
5. Desvalorização dos colaboradores
Profissionais desmotivados, que não se sentem valorizados pelo local em que trabalham tornam-se insatisfeitos e pouco produtivos, condições maléficas para o sucesso da escola. A instituição de ensino pode ter uma grande parcela de contribuição nessa situação se não der o valor devido a todos os funcionários.
Sendo um dos maiores erros na gestão de uma escola, a desvalorização dos funcionários pode ser evitada com atitudes simples. Entre elas estão a criação de espaços de convivência, o estímulo à capacitação, a organização flexível de horários e, até mesmo, o diálogo.
Fonte: blog.escolacontrata.com.br
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários