Manter uma escola exige grandes investimento em ensino e infraestrutura. Desenvolver metodologias, ter professores qualificados, salas de aula agradáveis, materiais didáticos requerem um grande compromisso financeiro e a inadimplência pode atrapalhar ou postergar investimentos na melhoria da instituição.
Os mantenedores e gestores de escolas particulares precisam saber lidar com uma realidade bem difícil: o percentual de inadimplência.
O ato de cobrar mensalidade atrasada, se não for feita com cuidado, pode se tornar uma missão bem embaraçosa. O administrativo da escola, tem que estar sempre preparado para este tipo de situação e a negociação tem que ser feita de forma eficiente para que os resultados sejam positivos. A relação do aluno com a escola não é de curto prazo.
Existem sim, formas de reverter situações de inadimplência de maneira respeitosa e eficiente, evitando a exposição e consequente constrangimento do aluno.
Confira abaixo algumas dicas:
Evite constranger o aluno para cobrar mensalidade atrasada
Na lei de número 9.870, diz que o aluno não pode sofrer nenhum tipo de constrangimento para que o pagamento seja efetuado. Algumas práticas são proibidas, como reter documentos, impedir o aluno de fazer provas ou outras penalidades.
Algumas medidas legais podem ser tomadas em casos extremos, como medidas judiciais para exigir a cobrança e não renovação da matrícula.
Via de regra, o contexto jurídico não tem nenhuma abordagem psicológica na questão, ou seja, não tem nenhum tratamento a respeito de traumas que a família ou o jovem pode passar em uma transferência escolar.
É interessante estabelecer um protocolo de cobrança que não envolva o aluno na negociação. Esta responsabilidade deve ser dos pais ou responsáveis legais. Dessa forma, o desempenho acadêmico e o relacionamento com os colegas não ficarão comprometidos.
Em estando o aluno familiarizado com o ambiente e os professores, com laços de amizade, a transferência é mais difícil e traumática. Especialmente durante o andamento do ano letivo.
Negocie de forma sutil e eficiente
Uma abordagem agressiva para fazer cobrança de mensalidade atrasada, além de não ajudar, só vai deixar a negociação mais estressante, com pais na defensiva. Normalmente, a inadimplência ocorre porque a família está passando por dificuldades ou momentos delicados.
Utilize-se de abordagens sutis, empáticas e respeitosas na hora de cobrar. Isso demonstra que a escola está realmente preocupada com o bem-estar de todos, não apenas com o lucro .
A escola tem um orçamento alto e que o valor da mensalidade serve para manter a qualidade do ensino e da infraestrutura.
Um aluno passa as vezes 10 anos na mesma instituição de ensino. Quanto mais tempo ele fica, menor a predisposição dele sair. É muito melhor renegociar, fazendo um acordo plausível, deixando de cobrar juros ou multas, do que a perder o aluno.
É preciso, como em toda negociação, ouvir o outro lado e expor a realidade da escola, para que o inicio do consenso e a solução surjam. A melhor prática é sempre propor um acordo plausível e coerente de cumprimento para ambas as partes envolvidas.
Mantenha uma boa comunicação com os pais
Uma estratégia é manter uma boa comunicação com os pais e responsáveis, enviar lembretes com as datas de vencimento pode abrir um canal de comunicação interessante nesse item.
Melhorar a comunicação da escola, encaminhando as benfeitorias da escola para a família, também ajuda a valorizar o trabalho da equipe e dos gestores.
O uso da tecnologia a disposição atualmente, ajuda a manter um canal de comunicação importante com os pais. Essa facilidade permite que dúvidas sejam tiradas e avisos sejam enviados, estimulando um relacionamento de confiança e reciprocidade entre as partes.
[blockquote]Conheça o aplicativo escolar DeltaClass, facilite a interação com pais e responsáveis, compartilhe importantes informações e melhore o canal de comunicação.[/blockquote]
Cobrar mensalidade atrasada é uma das grandes dificuldades em âmbito escolar. A cobrança e a negociação são inevitáveis e necessárias. No entanto, existem maneiras de fazê-la de maneira respeitosa, sem constranger ou prejudicar o aluno.
Assista o video abaixo do canal DeProfPraProf, que tem mais informações sobre como evitar a inadimplência e cobrar os pagamentos em atraso.
Se você tem alguma dica sobre como realizar uma cobrança eficiente ou de como o processo é feito em sua escola, comente, compartilhe sua experiência!
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários