Fidelizar os alunos é tão ou mais importante que captar potenciais estudantes, além de boas estratégias de marketing, faz-se necessário ter um cuidado especial com a motivação do corpo docente, satisfação dos pais e alunos e com a qualidade do ensino.
O bom gestor escolar busca sempre pelo aperfeiçoamento da escola e investe no relacionamento interpessoal, como estratégia para captação de alunos. Veja neste post algumas dicas de como fidelizar os alunos em sua instituição de ensino.
Porque fidelizar os alunos é importante para o sucesso da escola.
Para ser referência no segmento, a escola deve ter um público fiel à instituição, pois isso vem provar que a metologia de ensino adotada é eficiente, permitindo que alunos matriculados desde os anos iniciais permaneçam na instituição até os últimos anos do Ensino Médio.
É importante que exista uma boa sinergia entre a gestão, colaboradores e o corpo docente, pois um professor ou um funcionário desinteressado denota um ambiente de ensino desmotivador. O que certamente reflete no conceito que os alunos tem da escola.
Outro ponto importante é dar importância a disseminação dos bons costumes: respeito entre todos, preservação do meio ambiente e valorização da cidadania.
Uma grade curricular, por exemplo, que invista em educação orgânica e atividades extracurriculares são pontos diferenciais.
A instituição sendo reconhecida por ter essas características, permite que ela esteja sempre em expansão. Por ser considerada como sinônimo de excelência no ensino, isso afetará positivamente a equipe, permitindo que haja uma baixa rotatividade de colaboradores e uma boa taxa de fidelização de alunos.
Para que a fidelização de alunos funcione na prática, é necessário que exista muita dedicação de toda a equipe, fazendo com que pais, alunos, professores e colaboradores estejam satisfeitos com a instituição de ensino.
Traga a família para dentro da escola
É muito comum os alunos passarem mais tempo com os professores do que com os próprios pais e muitas vezes os coordenadores, docentes e demais funcionários são tratados em casa apenas como nome distantes. Trazer a família para participar das atividades e eventos permitirá que este elo seja fortalecido entre o grupo familiar e a escola. Será possível desta forma, mostrar os pontos fortes da estrutura da instituição de ensino e a sinergia entre todos os membros da equipe.
Aposte no relacionamento dos professores
O professor sendo o líder da sala de aula, mostra a parte prática do processo do ensino, bem motivado suas aulas serão muito mais empolgantes para os alunos. Um corpo docente que reflete satisfação, mostra a imagem de uma escola acolhedora, e claro, desperta o interesse dos pais e alunos de querer fazer parte de um local tão amigável e alegre.
Claro que, é importante investir na capacitação dos educadores, garantindo desta forma um elevado padrão com os colaboradores.
A importância das atividades extracurriculares na escola
Um ambiente completo e com mais possibilidades de aprendizado é de grande ajuda para os pais, atividades como teatro, dança, canto, música, curso de idiomas e esportes garantem a tranquilidade da família e auxiliam no desenvolvimento do aluno.
Sabendo que os filhos estão desfrutando de momentos de lazer, aprendizado e desenvolvimento pessoal em um só local, sem se preocupar-se com o translado, será muito valorizado pelos pais. Também a escola estará formando alunos engajados com o seu crescimento, amadurecimento e ampliação de suas habilidades.
Valorização de toda a equipe
O colaboradores participam na formação do espírito escolar. Ao fazer um passeio pelo ambiente da escola, os pais vão observar todos os membros da equipe, logo, um cumprimento agradável vindo do porteiro pode fazer toda a diferença na hora de escolher matricular o filho.
Desta forma, valorizar bons resultados, fazer um elogio sincero, além de realizar premiações e reconhecimento por desempenho são maneiras de valorizar os colaboradores da escola. Com isso a própria equipe fará o marketing escolar e isso agregará muito na tarefa de fidelizar os alunos.
Invista em divulgação
A manutenção de um ótimo ambiente na escola é uma forma de garantir que os alunos permaneçam na instituição, mas para saber as vantagens oferecidas pela escola, os pais precisam conhecer o colégio. É necessário portanto que seja feito investimento em marketing, seja ele tradicional ou digital. Essa estratégia aumentará as chances de captação de alunos e a fidelização dos já matriculados.
Promova as atividades da escola
Invista em um blog, redes sociais e outros meios digitais para a divulgação dos projetos, informações e resultados positivos atingidos pela escola e pelos alunos, isso é essencial para se ter uma escola reconhecida. Acessar o conteúdo e ver todo o cuidado com que os professores empregam em cada atividade e a felicidade das crianças é algo essencial, isso é um ótimo incentivo para que outros pais agendem visita à instituição.
Ter o cadastro e controle de possíveis alunos
É fundamental investir em um sistema de gestão escolar para gerenciamento de possíveis interessados, a fim de poder entrar em contato e ter as informações sempre atualizadas, isso aumenta as chances de captação e fidelização. Essa interação pode ser feita por e-mail, telefone ou ainda, pela mídias sociais da escola.
Além desta funcionalidade, um sistema de gestão escolar permite que a escola desburocratize os processos internos, otimize o operacional e diminua os custos de operação. Confira aqui algumas vantagens na utilização do sistema da Delta Software.
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