Captação de alunos para a sua escola: Confira essas dicas.

O mercado da educação é sempre muito dinâmico, competitivo e desafiador, sendo essencial mais do que o tamanho da escola ou a quantidade de recursos disponíveis, o potencial de inovar com as melhores práticas para a captação de alunos. Essa característica é fundamental para aqueles que pretendem vencer o cenário desalentador de salas de aulas vazias e quase nenhum recurso para investir na atração de novos estudantes.

Existem formas e práticas, muitas vezes de baixo custo que somadas a dedicação necessária, vão trazer resultados de grande eficácia na captação de alunos e famílias para a sua escola.

Descubra e invista no seu diferencial

É importante para a escola oferecer aos alunos e suas famílias o que eles estão buscando. A compreensão do que os pais e estudantes valorizam, permite investir e fortalecer esse diferencial dentro da escola.

Por que escolher sua escola ao invés do concorrente? A resposta deve ser embasada em pesquisas com o público-alvo, a fim de identificar quais as características da instituição é mais bem recebida na comunidade. Descubra e registre essas respostas. As pesquisas podem ser feitas através de formulários físicos, digitais e também, de uma maneira mais informal, em reuniões com os pais.

Uma vez de posse dessas informações, foque a divulgação da escola nesse diferencial e esqueça os outros — de nada importa ser a escola mais premiada em campeonatos esportivos quando seu público-alvo está em busca de aprovação no vestibular, por exemplo.

Tenha uma comunicação direta com os pais

Além do ponto da captação de alunos, é preciso que os estudantes ingressos continuem na instituição e que tanto eles quanto suas famílias estejam plenamente satisfeitos a ponto de fazer a conhecida propaganda boca a boca, este método eficiente e econômico permite atingir o público alvo com precisão e,  uma vez que a mensagem seja espalhada, ela se torna um verdadeiro viral, com o potencial de se multiplicar com rapidez. Foque numa boa relação com os pais e alunos.

Invista em um canal, como um portal de aluno online ou um aplicativo escolar, onde os pais e responsáveis possam acompanhar as notas dos alunos, boletim, calendário de reuniões e eventos, avisos, ocorrências, informações financeiras e acesso a boletos de pagamento e até mesmo tirar dúvidas.

Crie essa interação e torne-a prática! As famílias se sentirão mais valorizadas, próximas da entidade e da vida escolar do aluno sem necessidade de se deslocar até a escola para isso.

Trabalhe com internet e outras tecnologias

A internet é sua principal aliada, uma forma com baixo custo de conciliar visibilidade e informação. Com ela você consegue poupar gastos e obter dados importantes sobre seu público.

É possível trabalhar com as redes sociais, e-mail marketing e até ter um site próprio otimizado para a captação de alunos. Criar um blog com conteúdos direcionados ao seu público específico pode atrair mais visitantes e consequentemente mais alunos para sua instituição, a gestação e disseminação de conteúdo propicia um melhor rankeamento nas pesquisas orgânicas e também compartilhamento pelas redes sociais.

Não se esqueça de que a comunicação online deve funcionar como via de mão dupla: responda as mensagens, formulários e e-mails, para demonstrar que a escola se preocupa em estar próxima e prestar um atendimento de excelência, além de estar sempre antenada às tecnologias.

Mantenha um relacionamento com o aluno em potencial

Após conseguir informações e o contato do visitante interessado, a melhor maneira de apresentar sua escola como a melhor opção para ele é mantendo um relacionamento constante.

Otimize esse processo com envio de emails de conteúdo relevante e informações preciosas que ajudarão seu provável aluno na vida escolar. Conquiste a confiança dele, se mostrando um parceiro sempre presente.

Divulgue resultados

Muito do destaque que uma instituição de ensino recebe está relacionado aos resultados positivos que ela expõe. Procure exibir o melhor de sua escola por meio da divulgação de dados como desempenho de alunos em avaliações estaduais e nacionais, taxa de aprovação em vestibulares, premiações em concursos acadêmicos, etc.

Fale também de resultados de pesquisas de satisfação feitas com pais e ex-alunos, destacando o desempenho dos egressos no mercado de trabalho.

Em geral, compartilhe boas histórias sobre a instituição. Elas têm o potencial de humanizar os negócios, inspiram o público e transmitem melhor seus valores.

Com auxílio de ferramentas como a internet e o marketing digital, boas práticas podem facilitar o contato e a captação de alunos de forma simples.

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