O tempo gasto por professores brasileiros é em média 20% mantendo a disciplina na classe e 12% envolvidos com questões administrativas. O tempo gasto efetivamente em sala de aula é de 67%, em países mais desenvolvidos, como exemplo a Finlândia, referência em educação, esse percentual sobre para 81%.
Estes números apontados pela Talis, Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem coordenada mundialmente pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2014, nos mostram que a gestão do tempo e a estruturação funcional de atividades são aspectos fundamentais para todo qualquer organização e segmento do mercado.
Nas instituições de ensino, estas questões são primordiais, tendo em vista que envolvem diferentes participantes: alunos, professores, funcionários, pais e a própria comunidade em torno. Cada um dos atores apresenta papel único para o sucesso da instituição, sua gestão pedagógica e qualidade do ensino, se torna, por isso, fundamental a ciência da escola.
A organização do tempo é da variáveis disponíveis, a mais importante para a organização escolar, interferindo diretamente no seu modelo didático e no cotidiano de suas operações.
O tempo escolar deve considerar fatores como, por exemplo, o desenvolvimento dos alunos, o bem-estar do corpo docente e por fim a satisfação dos pais e responsáveis, também deve-se ter o foco com as questões financeiras e organizacionais da instituição.
O tempo escolar e sua importância
A definição de tempo escolar está acoplada no tempo que o aluno passa na instituição de ensino, e não somente a isso, mas está relacionado também com as pausas, tempo de deslocamento e organização das turmas.
Este planejamento deve considerar, além das horas em sala de aula, também o tempo relacionado ao aprendizado dos alunos e como ele contribui com a qualidade do ensino e o melhor desempenho dos alunos.
Otimizando os processos na escola
A motivação dos alunos pode ser conseguida com a gestão do tempo, em relação à sua aprendizagem, o andamento das atividades educacionais, a organização de seus participantes, tendo como fim a obtenção de bons resultados.
A estruturação do quadro de horários
O quadro de horários reflete a gestão do tempo nas instituições de ensino e é, a principal ferramenta da gestão escolar para estruturá-la.
A montagem da grade horária deve levar em consideração os diferentes tempos escolares:
Tempo de ensino:
É o tempo despendido pelo aluno na instituição de ensino, ou seja, o número de horas semanais atribuídas a cada ano de escolaridade pelo Ministério da Educação.
Para o 1º Ciclo do Ensino Básico, este tempo é de 25 horas semanais.
Tempo útil:
Engloba três tempos diferentes:
O tempo de deslocamento de alunos e professores;
O tempo de informação, em que o professor transmite aos alunos as tarefas que serão realizadas ao longo do dia
O tempo de organização, necessário para que o professor inicie a aula.
Conhece o Delta SGE e otimize a gestão do tempo em sua instituição
Tempo efetivo de aula:
Consiste no tempo restante, descontando-se do tempo de ensino os três tipos de tempo útil, ou seja, no período destinado às atividades definidas para cada aula. Este tempo costuma ser menor para a criança menor, que se enfadonha com mais facilidade das tarefas.
É importante que a gestão do tempo na escola considere também conceitos mais abstratos, além destes tempos diferentes, relacionados à todo o potencial de aprendizagem de cada aluno, pois isso interfere diretamente na motivação e no gosto pela aprendizagem, relacionado ao sucesso de seus estudos.
O tempo de cada aluno
Os diferentes tempos de aprendizagem, facilidades e dificuldades de cada aluno também são importantes para a gestão escolar e levam em consideração não somente questões individuais, mas também questões biológicas.
No final de Ensino Fundamental e durante o Ensino Médio, os alunos costumam apresentar, por exemplo, diferentes necessidades no que se refere ao tempo de sono e ao horário em que acordam, tendo melhor rendimento quando as aulas têm início mais tarde.
A desídia da instituição com relação às diferenças no tempo de aprendizado de seus alunos, faz com que estes respondam com desinteresse, falta de motivação e indisciplina, refletindo em prejuízo das atividades como um todo.
O gerenciamento do tempo em sua escola é considerado em pauta corrente? Faça seus comentários, compartilhe conosco suas experiências.
You must be logged in to post a comment.