O uso de tecnologias na gestão escolar, nas áreas administrativa e pedagógicas, vem sendo cada vez mais utilizadas, seja através de computadores, tablets e celulares, aliando controle à disponibilidade imediata das informações.
Um gestor educacional, coordenador e educador, tem na tecnologia hoje, apoio indispensável no gerenciamento de suas atividades administrativas e pedagógicas.
O computador começou a ser utilizado a principio na secretaria, tendo sido disponibilizado depois nas salas de aula e, neste momento existe um esforço grande para que esteja em todos os ambientes e de forma cada vez mais integrada. O administrativo e o pedagógico devem estar sempre integrados.
Num primeiro momento, propiciou-se o uso do computador para as tarefas administrativas, com o cadastro de alunos, folha de pagamento, e depois, começaram a ser utilizados em laboratórios, tendo sido criadas algumas atividades em disciplinas isoladas ou em implementação de projetos.
As redes administrativa e pedagógica, neste ínterim, estiveram separadas e ainda hoje continuam funcionando em paralelo em muitas escolas. As instituições que hoje tem seus departamentos integrados por meio de sistemas de gestão, alavancam maior crescimento e oferecem diferenciais no mercado, somente permitidos com o uso da tecnologia na escola.
Um sistema de gestão escolar tem como objetivo principal, integrar todas as informações que dizem respeito à escola. Em seu banco de dados, ficam todas as informações dos alunos, famílias, professores, funcionários, fornecedores e, do ponto de vista pedagógico, as informações para as aulas, atividades dos professores, alunos, bibliotecas virtuais, etc.
Todo esse conjunto de informações circulam numa rede interna, à qual os alunos, professores e pais podem ter acesso, em diversos níveis, por meio de senhas e interfaces próprias.
Essa mesma rede interna, se conecta com a rede externa, através da página na internet da instituição, que além da finalidade imediata de divulgação da escola e o marketing, facilita a comunicação entre todos os participantes da comunidade escolar.
Tecnologia na gestão administrativa da escola
Os principais escolas e universidades do Brasil utilizam sistema de gestão escolar. O uso de um software diminui a circulação de papéis, formulários, ofícios e converge todas as informações em arquivos digitais e num banco de dados.
A inscrição dos alunos é feita via computador, seu cadastro e o de sua família pode ser atualizado a qualquer momento.
Um sistema de gestão escolar gera o número de matrícula do aluno e, de imediato o boleto para pagamento no banco ou através da internet. Emite boletins dos alunos com as notas ou conceitos e observações.
O controle de frequência de alunos e professores, pode ser feito através do uso de catracas eletrônicas, que registram através de cartão magnético, a entrada e a saída da escola. Em algumas escolas, existem sistemas de identificação biométricos e faciais, que são conectados a um software de gestão escolar e geram informações precisas e cada vez mais seguras de controle de acesso.
O controle financeiro com um software de gestão escolar, permite que exista a comunicação da escola diretamente aos bancos, com a emissão de boletos e baixa automática na liquidação, agilizando o controle das mensalidades pagas e também informações acerca dos inadimplentes.
Através do controle efetivo das contas a pagar e receber, a escola pode ter um planejamento mais conciso de suas receitas e despesas e projetar num fluxo de caixa períodos de análises semanais e mensais, verificando a liquidez da instituição frente a todas as suas obrigações.
Tecnologia na gestão pedagógica da escola
O administrativo está a serviço do pedagógico e ambos têm de estar integrados, de forma que as informações circulem facilmente – com as restrições de acesso necessárias –, para visualizar qualquer informação que precisarmos checar ou para fazer previsões necessárias.
Nos últimos anos tem aumentado muito a quantidade e tem havido também grandes avanços na qualidade das informações disponíveis on-line para a comunidade escolar e para o público em geral.
Os grandes colégios estão se transformando em verdadeiros portais de informação, com áreas dedicadas aos professores, outras aos alunos, aos pais e ao público em geral. A Internet se tornou um espaço virtual de comunicação e de divulgação.
Hoje é necessário que cada escola mostre sua cara para a sociedade, que diga o que está fazendo, os projetos que desenvolve, a filosofia pedagógica que segue, as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. É uma informação aberta, com possibilidade de acesso para todos em torno de informações gerais.
Há um segundo nível de comunicação do colégio pela Internet, que é com a comunidade local: com as famílias dos alunos, com as associações, empresas, grupos organizados, igrejas e outras instituições que estejam localizadas perto da escola.
Cada vez é mais importante que a escola se integre na comunidade local, que crie laços com pessoas e grupos significativos, que traga os pais para o colégio, que abra seus espaços para atividades de lazer e culturais, principalmente nos fins de semana e nas férias. E a página na Internet pode ser um espaço privilegiado de informação e de comunicação.
Não basta só informar quais atividades existem, mas ter a disposição caminhos de comunicação, principalmente através de email, portais de alunos e responsáveis e aplicativos para celular.
A disponibilização de acesso dos alunos ao acervo da biblioteca na internet, por exemplo, permite a consulta e reservas, facilitando e agilizando o controle da circulação. As bibliotecas cada vez mais, têm se aprimorado e fazendo uso da tecnologia da informação, acompanhando as novidades e as possibilidades da era digital. Destaca-se cada vez mais, os investimentos pelas instituições de ensino, em sistemas de gestão que trazem agilidade, segurança e permitem total controle sobre a rotina de circulação de publicações(reserva, empréstimo, renovação e devolução).
Com um software de gestão escolar, o professor interage com os seus alunos, de forma ampla e também direta. O cadastro de frequência, digitação de notas, trabalhos, avisos, materiais e ocorrências, podem ser feitos através da internet e o acompanhamento das turmas e alunos se dá de forma muito mais prática.
Tecnologia na gestão pedagógica da escola
O que podemos fazer com essas tecnologias para facilitar o processo de aprendizagem, para que alunos, professores e pais acessem mais facilmente as informações pertinentes.
Nesta etapa costumamos utilizar as tecnologias como meio facilitador do que já era feito antes.
Por exemplo: a ficha do aluno que era feita manualmente, agora através de um sistema de gestão escolar, há a automação desse registro e o acesso a essas informações a qualquer momento.
Outras possibilidades seriam impossíveis sem o uso das novas tecnologias, como por exemplo, o acesso do responsável às notas, boletins, ocorrências, área financeira, avisos e ocorrências do aluno.
Conheça o sistema de gestão escolar Delta SGE, temos todas as ferramentas e de forma integrada que a sua instituição precisa para se organizar e crescer.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários