Gestão Escolar: Sua importância para as instituições.

A gestão escolar é fundamental para o desenvolvimento do nível de ensino da instituição, a gestão escolar, apesar de ser um conceito um pouco esquecido, é de extrema importância, pois as qualidades que são exigidas nas escolas são cada vez mais severas.

Desta forma, a gestão escolar trata das delegações que as instituições de ensino possuem, respeitando as normas comuns dos sistemas. Cada escola deve:

  1. Criar e executar de forma satisfatória sua proposta pedagógica;
  2. Administrar a equipe de profissionais e disponibilidade de recursos materiais e financeiros;
  3. Cuidar do ensino-aprendizado dos alunos, proporcionando meios para a sua recuperação e ascensão social;
  4. Articular-se com as famílias e a comunidade, proporcionando um maior processo de integração.

O foco da gestão escolar é em suma a busca por resultados, pela liderança, e a ênfase primordial na qualidade do currículo para atingir a excelência do ensino para todos os níveis de escolaridade.

Geralmente, para melhor entendimento, a gestão escolar é classificada em quatro áreas, funcionando de maneira integrada:

1. Gestão Pedagógica

Considerada uma das áreas mais importantes da gestão escolar, a gestão pedagógica tem a função de cuidar e administrar a área educativa. Para isso, deve-se estabelecer os objetivos para o ensino de forma geral e específica, além de definir as linhas de atuação e metas a serem atingidas e elaborar os conteúdos curriculares.

Suas especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Pedagógico, que inclui elementos da gestão pedagógica: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula, avaliação e treinamento da equipe escolar.

2.Gestão Administrativa

A gestão administrativa trata da parte física da instituição, como prédio, equipamentos, materiais que a escola possui, além da parte institucional (legislação escolar, direitos e deveres e atividades de secretaria).

3.Gestão Financeira

A gestão financeira controla o orçamento da instituição, prioriza os gastos, estima todos os custos e distribui de forma ordenada o orçamento da escola para que todos os setores tenham as suas necessidades atendidas. Entre as ações implantadas estão: cálculo de custos, resumo de entradas e saídas financeiras para manter o fluxo de caixa organizado, definição do orçamento e prestação de contas sobre os gastos.

4.Gestão de Recursos Humanos

É a gestão de pessoal (alunos, funcionários, comunidade) que tem como papel lidar com os profissionais da instituição, manter seus níveis de satisfação para render o máximo em suas atividades.

O Regimento Escolar inclui os direitos, deveres e atribuições dos professores, corpo técnico, agentes administrativos, alunos e pais. Quando bem elaborado tende a equilibrar a gestão de recursos humanos tornando-a mais simples e justa.

Se o seu objetivo é alcançar a excelência de sua escola, conheça o software de gestão escolar Delta SGE, temos os recursos e ferramentas para que a sua instituição atinja as metas organizacionais e de crescimento, dentro de um sistema integrado e otimizado.

Tags: |

CONDIÇÃO ESPECIAL

Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.