Gestão do tempo nas escolas: Sua importância e desafios.

O tempo gasto por professores brasileiros é em média 20% mantendo a disciplina na classe e 12% envolvidos com questões administrativas. O tempo gasto efetivamente em sala de aula é de 67%, em países mais desenvolvidos, como exemplo a Finlândia, referência em educação, esse percentual sobre para 81%.

Estes números apontados pela Talis, Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem coordenada mundialmente pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2014, nos mostram que a gestão do tempo e a estruturação funcional de atividades são aspectos fundamentais para todo qualquer organização e segmento do mercado.

Nas instituições de ensino, estas questões são primordiais, tendo em vista que envolvem diferentes participantes: alunos, professores, funcionários, pais e a própria comunidade em torno. Cada um dos atores apresenta papel único para o sucesso da instituição, sua gestão pedagógica e qualidade do ensino, se torna, por isso, fundamental a ciência da escola.

A organização do tempo é da variáveis disponíveis, a mais importante para a organização escolar, interferindo diretamente no seu modelo didático e no cotidiano de suas operações.

O tempo escolar deve considerar fatores como, por exemplo, o desenvolvimento dos alunos, o bem-estar do corpo docente e por fim a satisfação dos pais e responsáveis, também deve-se ter o foco com as questões financeiras e organizacionais da instituição.

O tempo escolar e sua importância

A definição de tempo escolar está acoplada no tempo que o aluno passa na instituição de ensino, e não somente a isso, mas está relacionado também com as pausas, tempo de deslocamento e organização das turmas.

Este planejamento deve considerar, além das horas em sala de aula, também o tempo relacionado ao aprendizado dos alunos e como ele contribui com a qualidade do ensino e o melhor desempenho dos alunos.

Otimizando os processos na escola

A motivação dos alunos pode ser conseguida com a gestão do tempo, em relação à sua aprendizagem, o andamento das atividades educacionais, a organização de seus participantes, tendo como fim a obtenção de bons resultados.

A estruturação do quadro de horários

O quadro de horários reflete a gestão do tempo nas instituições de ensino e é, a principal ferramenta da gestão escolar para estruturá-la.

A montagem da grade horária deve levar em consideração os diferentes tempos escolares:

Tempo de ensino:

É o tempo despendido pelo aluno na instituição de ensino, ou seja, o número de horas semanais atribuídas a cada ano de escolaridade pelo Ministério da Educação.

Para o 1º Ciclo do Ensino Básico, este tempo é de 25 horas semanais.

Tempo útil:

Engloba três tempos diferentes:

O tempo de deslocamento de alunos e professores;

O tempo de informação, em que o professor transmite aos alunos as tarefas que serão realizadas ao longo do dia

O tempo de organização, necessário para que o professor inicie a aula.

Conhece o Delta SGE e otimize a gestão do tempo em sua instituição

Tempo efetivo de aula:

Consiste no tempo restante, descontando-se do tempo de ensino os três tipos de tempo útil, ou seja, no período destinado às atividades definidas para cada aula. Este tempo costuma ser menor para a criança menor, que se enfadonha com mais facilidade das tarefas.

É importante que a gestão do tempo na escola considere também conceitos mais abstratos, além destes tempos diferentes, relacionados à todo o potencial de aprendizagem de cada aluno, pois isso interfere diretamente na motivação e no gosto pela aprendizagem, relacionado ao sucesso de seus estudos.

O tempo de cada aluno

Os diferentes tempos de aprendizagem, facilidades e dificuldades de cada aluno também são importantes para a gestão escolar e levam em consideração não somente questões individuais, mas também questões biológicas.

No final de Ensino Fundamental e durante o Ensino Médio, os alunos costumam apresentar, por exemplo, diferentes necessidades no que se refere ao tempo de sono e ao horário em que acordam, tendo melhor rendimento quando as aulas têm início mais tarde.

A desídia da instituição com relação às diferenças no tempo de aprendizado de seus alunos, faz com que estes respondam com desinteresse, falta de motivação e indisciplina, refletindo em prejuízo das atividades como um todo.

O gerenciamento do tempo em sua escola é considerado em pauta corrente? Faça seus comentários, compartilhe conosco suas experiências.

Tags: | |

CONDIÇÃO ESPECIAL

Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.