O tempo gasto por professores brasileiros é em média 20% mantendo a disciplina na classe e 12% envolvidos com questões administrativas. O tempo gasto efetivamente em sala de aula é de 67%, em países mais desenvolvidos, como exemplo a Finlândia, referência em educação, esse percentual sobre para 81%.
Estes números apontados pela Talis, Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem coordenada mundialmente pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2014, nos mostram que a gestão do tempo e a estruturação funcional de atividades são aspectos fundamentais para todo qualquer organização e segmento do mercado.
Nas instituições de ensino, estas questões são primordiais, tendo em vista que envolvem diferentes participantes: alunos, professores, funcionários, pais e a própria comunidade em torno. Cada um dos atores apresenta papel único para o sucesso da instituição, sua gestão pedagógica e qualidade do ensino, se torna, por isso, fundamental a ciência da escola.
A organização do tempo é da variáveis disponíveis, a mais importante para a organização escolar, interferindo diretamente no seu modelo didático e no cotidiano de suas operações.
O tempo escolar deve considerar fatores como, por exemplo, o desenvolvimento dos alunos, o bem-estar do corpo docente e por fim a satisfação dos pais e responsáveis, também deve-se ter o foco com as questões financeiras e organizacionais da instituição.
O tempo escolar e sua importância
A definição de tempo escolar está acoplada no tempo que o aluno passa na instituição de ensino, e não somente a isso, mas está relacionado também com as pausas, tempo de deslocamento e organização das turmas.
Este planejamento deve considerar, além das horas em sala de aula, também o tempo relacionado ao aprendizado dos alunos e como ele contribui com a qualidade do ensino e o melhor desempenho dos alunos.
Otimizando os processos na escola
A motivação dos alunos pode ser conseguida com a gestão do tempo, em relação à sua aprendizagem, o andamento das atividades educacionais, a organização de seus participantes, tendo como fim a obtenção de bons resultados.
A estruturação do quadro de horários
O quadro de horários reflete a gestão do tempo nas instituições de ensino e é, a principal ferramenta da gestão escolar para estruturá-la.
A montagem da grade horária deve levar em consideração os diferentes tempos escolares:
Tempo de ensino:
É o tempo despendido pelo aluno na instituição de ensino, ou seja, o número de horas semanais atribuídas a cada ano de escolaridade pelo Ministério da Educação.
Para o 1º Ciclo do Ensino Básico, este tempo é de 25 horas semanais.
Tempo útil:
Engloba três tempos diferentes:
O tempo de deslocamento de alunos e professores;
O tempo de informação, em que o professor transmite aos alunos as tarefas que serão realizadas ao longo do dia
O tempo de organização, necessário para que o professor inicie a aula.
Conhece o Delta SGE e otimize a gestão do tempo em sua instituição
Tempo efetivo de aula:
Consiste no tempo restante, descontando-se do tempo de ensino os três tipos de tempo útil, ou seja, no período destinado às atividades definidas para cada aula. Este tempo costuma ser menor para a criança menor, que se enfadonha com mais facilidade das tarefas.
É importante que a gestão do tempo na escola considere também conceitos mais abstratos, além destes tempos diferentes, relacionados à todo o potencial de aprendizagem de cada aluno, pois isso interfere diretamente na motivação e no gosto pela aprendizagem, relacionado ao sucesso de seus estudos.
O tempo de cada aluno
Os diferentes tempos de aprendizagem, facilidades e dificuldades de cada aluno também são importantes para a gestão escolar e levam em consideração não somente questões individuais, mas também questões biológicas.
No final de Ensino Fundamental e durante o Ensino Médio, os alunos costumam apresentar, por exemplo, diferentes necessidades no que se refere ao tempo de sono e ao horário em que acordam, tendo melhor rendimento quando as aulas têm início mais tarde.
A desídia da instituição com relação às diferenças no tempo de aprendizado de seus alunos, faz com que estes respondam com desinteresse, falta de motivação e indisciplina, refletindo em prejuízo das atividades como um todo.
O gerenciamento do tempo em sua escola é considerado em pauta corrente? Faça seus comentários, compartilhe conosco suas experiências.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários