Dicas para uma boa gestão escolar e seus fundamentos – Parte 1

Uma boa gestão escolar exige que processos bem definidos e integrados. Um trabalho bem planejado e organizado é primordial para que haja fluidez em todos os processos da escola.

O gestor escolar precisa lidar no dia a dia com diversas situações planejadas e não planejadas em sua rotina e o seu sucesso depende de preparo e sinergia com toda a equipe.

A área educacional tem aumentado sua amplitude e novos conceitos estão sendo inseridos cada vez mais rápido, sendo um negócio lucrativo e viável, permitiu-se que muitas escolas surgissem nos últimos anos, entretanto a qualidade não tem seguido o mesmo nível, tendo como consequencia o impacto no aprendizado do aluno e causando o abandono e desvalorização da marca.

Conheça nesse post questões básicas que podem ajudar a melhorar a gestão de sua escola.

1 – Desenvolva um bom planejamento escolar

O planejamento conciso e consistente é um dos primeiros passos para de boa gestão escolar. No início do ano letivo, elabore metas, objetivos e estratégias para curto, médio e longo prazo. Faça isso para todos os setores da instituição.

É claro que, imprevistos sempre irão ocorrer. Por isso, tente se preparar da melhor forma possível para lidar com eles, seja proativo e não reativo às situações.

Busque um tempo na agenda para rememorar, de acordo com sua experiência, problemas que aconteceram em cada uma das áreas que administra, e analise se há possibilidade de eles se repetirem ou não. Tenha um arquivo a relação de todos os problemas, vá anotando toda vez que uma nova dificuldade surgir. Será um lembrete do que deu errado e o que foi feito para corrigi-lo, para que sirva de alerta e evitar que se repita.

Para o setor financeiro orçamentário, o melhor é fazer uso de um bom software de gestão escolar. Saber onde estão as menores e maiores despesas da escola irá ajudar a definir as áreas e os projetos que podem ser cortados ou receber mais investimento. Já para o setor pedagógico, serão necessárias reuniões.

2 – Mantenha um bom canal de comunicação com toda a equipe

Comunicar-se bem e ter uma relação de confiança com todos seus professores e funcionários é fundamental em uma boa gestão.

Algumas questões são importantes, como por exemplo, saber os pontos fracos e fortes de cada um dos profissionais, as atividades que gostam de exercer e os pontos de vista sobre a escola.

Para tanto, marque reuniões individuais. Em uma conversa aberta, ouça com atenção as questões levantadas pelo professor e reflita sobre seu posicionamento. Com humildade e vontade de aprender, o gestor receberá um retorno sobre que acontece nos bastidores da instituição e isto lhe auxiliará na tomada de decisões e na busca por melhorias.

Além disso, ao aprender mais sobre cada pessoa, o gestor terá mais facilidade em delegar tarefas específicas e aumentará as chances de que essas tarefas sejam realizadas com sucesso.

Saber delegar, aliás, também é uma função importante de um profissional da gestão escolar e que envolve boa comunicação. O importante é manter uma comunicação fluída, aberta e constante com o funcionário responsável e mostrar confiança em seu trabalho.

Quando um funcionário quiser conversar ou tirar dúvidas, seja acessível e tente retornar da forma mais rápida possível às suas ideias, críticas e sugestões. Também coloque-se à disposição para ajudar no que for necessário.

Elogie os pontos positivos, mas não omita os aspectos nos quais aquele funcionário pode melhorar. Ninguém gosta de levar bronca, mas, feita do jeito certo, ela pode se transformar em um trampolim para uma melhora substancial.

 

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