A evasão escolar tem uma ligação mais forte com a desmotivação do aluno do que a necessidade de conciliar trabalho com estudo. As estratégias para diminuição da evasão escolar devem ser pauta corrente dentro da escola.
Ao contrário do que comumente se é avaliado, a maioria daqueles que desistem da escola não o fazem por conta do trabalho, mas porque não se sente motivados pela própria escola.
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas em 2009, cerca de 40% dos alunos que abandonam o Ensino Médio o fazem por falta de interesse, enquanto 27% o fazem pela impossibilidade de conciliar estudos e trabalho.
Para combater esse quadro e fazer com que os alunos permaneçam estudando, pelo menos, até a conclusão do Ensino Básico, são necessárias medidas concebidas pelas próprias escolas, de modo a estimular e acompanhar decisões drásticas ou inconsequentes de seus alunos com relação à educação.
Essas ações devem ser aplicadas durante o ano todo e, muitas vezes, um acompanhamento individual de cada caso se faz necessário por parte da equipe pedagógica. Veja aqui algumas dicas para diminuir a evasão escolar:
Acompanhamento da frequência escolar do aluno
Além de ser uma medida necessária para a organização estrutural e pedagógica da escola, é também uma estatística para que o gestor tenha elementos que permitam uma análise com maior precisão no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de seus alunos, elaborando estratégias pedagógicas direcionadas a eles. O uso de um bom software de gestão escolar permite o acompanhamento com relatórios e gráficos, que permitem o gestor tomar decisões mais rápidas e assertivas.
Campanhas de incentivo à assiduidade
Cartazes, mensagens de incentivo à assiduidade: a gestão escolar pode colar cartazes, enviar e-mails ou mensagens através de redes sociais de incentivo aos alunos para pararem de faltar. No entanto, essas mensagens devem preferencialmente ser de teor bastante cuidadoso, algo como “sentimos sua falta nas aulas”, demonstrando acolhimento e cuidado, fazendo com que o aluno ausente se sinta valorizado e amparado pela escola.
Falar com interlocutores
Contatar interlocutores próximos: o aluno que anda faltando normalmente possui colegas mais próximos que podem lhe transmitir a preocupação da escola de forma mais pessoal. Esse é um jeito humano e cuidadoso de transmitir um primeiro alerta.
Diminuir a evasão escolar com a prevenção
A equipe gestora pode orientar a comunidade que atende, com cartazes, visitas às famílias dos alunos, e-mails ou mensagens através de redes sociais, tentando educá-la a combater a evasão escolar.
É possível reproduzir histórias de abandono escolar que tenham sido revertidas, contando um final feliz que motive os alunos a continuar. O importante é encontrar uma maneira de chegar até as famílias e mostrar a elas que a escola se preocupa com os seus alunos.
Falar com a família
Tratar diretamente com o aluno e sua família: quando não tem mais jeito, ou o aluno volta hoje para escola ou já está praticamente reprovado por faltas, é preciso que a equipe tente uma última cartada e fale pessoalmente com ele e sua família sobre a situação e suas consequências para o futuro.
Nesse sentido, vale uma avaliação de cada caso e não generalizações. Uma conversa pessoal revelará os motivos reais das ausências do aluno e as medidas cabíveis e possíveis que a escola poderá tomar e auxiliar o estudante.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários