Captação de alunos para sua escola através das redes sociais.

Você já pensou em como fazer a captação de alunos pelas redes sociais?

As redes sociais não são um meio peculiar para realizar vendas. Porém, utilizando-as da maneira correta e respeitando sempre os seus conceitos de base ( humanização e relacionamento), os resultados podem ser muito satisfatórios, não apenas para a captação de alunos, mas também no fortalecimento da sua marca no mercado e o seu Capital Social.

Listamos abaixo 10 dias de como aumentar a captação de alunos através das redes:

Item 1 –  Definindo o melhor canal para se conectar com seus alunos.

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, seja ela online ou offline, você precisa conhecer o universo de seus alunos e futuros alunos.

Você precisar saber onde eles estão, quais mídias acessam com maior frequência, quais os principais interesses e como ele gostaria de se relacionar com a sua instituição.

As redes sociais não são a mesma coisa que um contato pessoal, antes é preciso saber se seus alunos ou possíveis alunos tem interesse em interagir com a escola utilizando as redes sociais, caso contrários, existe o risco de se tornar invasivo ou até mesmo inconveniente.

A maioria dos profissionais de marketing tem optado na implementação de estratégias através do Facebook. Essa ainda é a rede de maior sucesso, não só no Brasil, mas em outros países como os Estados Unidos e a Índia.

Mas, tendo em vista que o Facebook tem promovido mudanças drásticas em seus algoritmos, tem ficado cada vez mais difícil ter visibilidade nessa mídia social.

Por isso, empresas e pequenos empreendedores tem investido cada vez mais em outras redes redes sociais, que possuem grandes quantidades de usuários, mas que ainda não são tão exploradas por empresas e anunciantes, tais como: Linkedin, Instagram, Pinterest, Google + e outras.

É preciso escolher com segurança qual o melhor canal a sua empresa deve investir, caso contrário o resultado da sua captação de alunos nas redes sociais não será positivo. Afinal, você precisa investir onde o seus alunos e interessados se encontram.

Item 2 – Crie conteúdo relevante e de qualidade!

Conteúdo é a chave mestra. Sem conteúdo de qualidade, a atenção dos alunos interessados não será acontecerá, e eles não se relacionarão com a sua instituição. Você perderá a chance de captação de alunos e mesmo de fidelização.

Conheça a fundo seus alunos e entenda os seus anseios, abasteça de informações necessárias para que eles se interessem pela sua instituição.

Simule os caminhos que eles percorrem nas redes sociais e crie conteúdos assertivos para cada dificuldade ou barreira que ele encontrar.

Dessa maneira, você está não apenas produzindo conteúdo de qualidade, como também fornecendo ao seu interessado insumos valiosos para o relacionamento dele com a sua instituição de ensino.

Item 3 – Ouça seus alunos e interessados na instituição

Criar simulações sobre o comportamento do seu público, e também a criação de personas, são alguns passos para se ter sucesso com suas estratégias.

No entanto, mais positivo do que fazer suposição de certos hábitos, é ouvir o seu público alvo e o que ele tem a dizer sobre a escola.

Busque as pessoas possam se interessar pela sua escola. Faça a elas uma pequena apresentação e ouça seus comentários. Dessa forma, você saberá o que está faltando para que sua captação de alunos nas redes sociais decole.

O importante das redes sociais é que elas possibilitam este tipo de ação de forma simples, sem ser invasivo ou inconveniente.

Você pode criar enquetes, participar de grupos de discussões e, ainda, criar um espaço na página do seu negócio onde seus alunos e candidatos podem compartilhar suas opiniões.

Não se esqueça: para que as pessoas se conectem com a sua escola o seu conteúdo precisa ser, acima de tudo, relevante e de qualidade!

Item 4 – Compartilhe histórias sobre sua Escola

Nós, como bons seres humanos, em nossos ambientes familiares, gostamos bastante de ouvir e contar histórias e nas redes sociais não é nada diferente. Acompanhamos os eventos do cotidiano das pessoas que gostamos, suas fotos e suas conquistas.

A sua escola tem uma história bacana para compartilhar? Vocês passaram por alguma experiência que mostre para as pessoas a identidade da escola? Compartilhe.

Histórias tornam as empresas mais humanas. Com elas você consegue transmitir melhor para o seu público a sua trajetória, os seus valores e até mesmo os aprendizados que teve durante a sua jornada.

Item 5 – Pergunte sobre as experiências vividas pelo seu público

Muitas vezes idealizamos algo, acreditando que ele possui apenas uma finalidade. Porém, há situações em que sua escola acaba auxiliando em outras atividades ou processos e você nem imaginava que isso poderia acontecer.

Pergunte para o seu aluno, ou interessado, como é sua instituição para ele, ou de que forma você o auxilia-lo. Essa é uma maneira interessante de ampliar o campo de vendas que você se restringia, e até mesmo criar novos significados para sua escola, aumentando a sua captação de alunos nas redes sociais.

Além de conseguir mais informações sobre o seu público, você consegue também incentivar o relacionamento com os seguidores nas redes sociais.

Os alunos gostam quando as instituições de ensino perguntam sobre o atendimento, ou sobre a eficácia do seu serviço. Interesse-se pelo seu público, e ele terá muito mais interesse em você!

Item 6 – Identifique o timming certo para falar sobre matrículas!

Sabemos que o seu interesse – e o de dezenas de outros profissionais de marketing digital – não é apenas criar e manter um relacionamento com o seus alunos e interessados.

Você deseja ver resultados, ver que o seu esforço está sendo reconhecido, e claro, ver aumentar seus resultados na captação de alunos.

Pois bem, o relacionamento nas redes sociais não é muito diferente do que o marketing de conteúdo nos blogs e outras mídias. O seu trabalho, é entregar insumos para que os interessados possam amadurecer suas necessidades para finalmente efetivar a compra.

Sabendo disso, eventualmente, em um dos nossos diálogos, falaremos sobre o negócio, sugerindo uma visita ou apresentando uma proposta.

Porém, o mais importante desse momento é saber identificar exatamente o momento de fazer essa proposta.

Por isso é importante manter, sempre que possível, um relacionamento constante com o interessado, só assim você saberá o momento em que ele estará preparado para receber uma proposta.

Lembre-se, todo o trabalho que você tem feito nas redes sociais é para chegar nesse momento. Você tem preparado, conduzido e educado o seu candidato para que quando surgir uma proposta ele a aceite sem mais barreiras ou dúvidas.

Item 7 – Sua comunidade digital sustentável

Utilizando as redes socais para engajar melhor seus alunos, candidatos e seguidores, você tem oportunidade de criar uma comunidade digital sustentável. Ou seja, ter um conjunto de pessoas, diferentes entre si, que interagem e colaboram umas com as outras.

Dentro de uma página em uma rede social, existem diferentes pessoas, homens, mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, com diferentes graus de conhecimento sobre a sua Instituição de Ensino e os serviços que ela oferece.

Para que a sua página se transforme em uma comunidade sustentável você precisa incentivar seus seguidores a conversarem não apenas com você, mas também entre eles.

Por exemplo, vamos supor que João tenha uma dúvida sobre um de seus cursos, ou alguma consideração, e Ana já tenha vivido a mesma situação e a sua escola conseguiu solucionar suas dúvidas com sucesso.

Deixe que Ana e João conversem entre si e cheguem juntos a uma solução ideal. Afinal, é muito mais assertivos quando conversamos com pessoas que já passaram por situações semelhantes as nossas.

Além disso, a Ana estará aumentando do Capital Social da sua empresa ao compartilhar com João as boas experiências que teve com o atendimento da sua faculdade.

Item 8 – Desenvolva o seu Capital Social

O conceito de Capital Social é relativamente novo para o marketing digital. De uma maneira objetiva e simplificada, o “Capital Social pode ser entendido como redes de relacionamento baseadas na confiança e cooperação e que são desenvolvidas pelos indivíduos, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento”.

Independente de tecnologia, na prática, o Capital Social se faz presente quando Ana fala bem da Instituição de Ensino A para João, que passa a formar uma percepção positiva sobre a mesma.

E como desenvolver o Capital Social da minha escola?

Mais do que o tipo de mensagem ou o próprio conteúdo, o relacionamento contínuo e duradouro é a base das redes sociais. Conversão é sinônimo de conversação. Retenção também é sinônimo de conversação.

A construção de um Capital Social forte fará fluir naturalmente a mensagem, campanha, posicionamento, valores, missão ou qualquer que seja o resultado esperado das ações desenvolvidas nas mídias sociais.

Item 9 – Responda a todos os comentários e dúvidas

Presenciamos, algumas vezes, nas redes sociais, cases de sucesso sobre a importância do atendimento através das mesmas, não é mesmo? Tudo indica que esse atendimento tende a trazer mais qualidade para o relacionamento com nosso público.

As redes sociais são ferramentas que possibilitam o contato direto entre a sua escola e seu público e, como falamos, conversão é sinônimo de conversação.

Ou seja, não adianta nada se incentivamos o nosso público a interagir com a minha instituição de ensino e quando ele de fato interage, ele fica sem resposta, ou espera dias por uma solução.

Vivemos um momento em que as redes sociais potencializaram a comunicação. Hoje um elogio ou uma crítica não são feitos apenas para a empresa, elas são feitas publicamente e podem rapidamente alcançar altos números de visualizações, likes e compartilhamentos.

O SAC 3.0 nada mais é do que disponibilização de canais de comunicação entre instituições e seus consumidores.

Seu principal objetivo é e sempre foi, prestar serviços de maior qualidade de atendimento aos clientes e consumidores das marcas via web. Realize atendimentos mais qualificados e sem dúvidas seus alunos e candidatos ficarão mais interessados em seus serviços educacionais.

Item 10 – Monitoramento constante.

Para criar uma comunidade digital sustentável, aumentar o Capital Social da sua escola e sua captação de alunos, não basta apenas estar presente nas redes sociais. É preciso monitorá-las, sempre!

Ao monitorar o que é falado da sua Instituição de Ensino, você tem acesso não apenas as interações feitas diretamente para a sua instituição, como também consegue identificar comentários e dúvidas a respeito do seu produto ou serviço feitas para outras pessoas.

Muitas vezes um interessado, para se decidir sobre qual instituição de ensino, compartilha em sua rede social para saber a opinião delas. Esse momento pode ser considerado com uma das grandes oportunidade que as redes sociais oferecem. E sem o monitoramento, dificilmente você ou alguém da sua empresa conseguiria identificá-la.

As redes sociais fazem parte do cotidiano e, não importa a rede social que você escolher para se aventurar, o fato é que elas chegaram e vieram para ficar.

Os alunos de hoje estão praticamente 24 horas por dia conectadas. Se não estão em seus computadores e tablets, estão em seus smartphones. Estar tão conectado assim tem um ponto negativo e outro positivo.

O negativo é que a quantidade de informações produzidas e consumidas diariamente por nós, acaba nos deixando cansados, e ansiosos, já que não conseguimos alcançar grandes profundidades em todos os assuntos.

Porém, o lado positivo é que, hoje todas as pessoas, de alunos aos profissionais das Instituições de Ensino, possuem os recursos necessários para se informar e consumir materiais de qualidade. E o mais importante, eles estão famintos por conteúdo de qualidade.

 

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