Atrair mais alunos para a escola sempre estará entre as maiores preocupações de qualquer gestor escolar. Para se manter funcionando, a escola precisa captar alunos em uma quantidade suficiente e para crescer a instituição precisa que novos estudantes optem por fazer parte do quadro de alunos.
A concorrência no segmento educacional está cada vez maior e competitiva, boas práticas para captação de alunos se fazem essenciais e necessárias, sendo esta uma característica fundamental do gestor que pretende vencer o desanimador cenário de salas de aulas vazias e parcos recursos financeiros para investir.
Veja neste post dicas de como vencer esta luta e conseguir novos alunos para a escola:
1 – Crie canais eficientes de comunicação
A internet é uma das principais aliadas para conseguir mais alunos para a escola, sendo uma forma barata de visibilidade e informação. Com ela você consegue poupar gastos e obter dados importantes sobre seu público.
Invista em um sistema integrado de divulgação, que contará com o suporte das redes sociais para atingir seu objetivo: crie uma página no Facebook, uma conta no Instagram e um perfil no Twitter e os alimente sempre com informações atualizadas, dicas e vantagens sobre estudar em sua instituição de ensino.
Para que estes canais de informação cumpram suas funções de forma satisfatória, é importante que o gestor delegue a supervisão dessas atividades a algum funcionário, de forma que ele esteja sempre atento a responder perguntas e solucionar dúvidas.
É importante também criar conteúdos de qualidade para a divulgação da instituição de ensino e, assim, captar mais alunos. Que tal criar um blog e falar sobre assuntos que interessem a toda comunidade escolar?
Aliado à essa estratégia, a criação de um aplicativo gratuito com informações e curiosidades sobre as disciplinas, alcançará um número maior de futuros alunos.
Todo o material produzido irá projetar o nome da escola, gerando maior reconhecimento, dando credibilidade e consequentemente, atrairá mais alunos.
Não se esqueça de que a comunicação online deve funcionar como via de mão dupla: responda as mensagens, formulários e e-mails, para demonstrar que a escola se preocupa e tem interesse em estar próxima e prestar um atendimento de excelência, além de estar sempre antenada às tecnologias.
2 – Tenha um canal de comunicação eficiente com a comunidade escolar
Ouça atentamente o que os alunos, professores e demais colaboradores de sua comunidade têm a dizer a respeito da escola. Melhorias, pontos positivos e negativos o ajudarão a ter um panorama real da atuação da escola.
Aproximar-se deles lhe garantirá não só um ambiente escolar muito mais produtivo, mas também garantirá que eles se envolvam no processo.
Isso lhe garantirá a criação de um capital social, na medida em que os próprios alunos, pais e professores vão apresentar as vantagens de se estudar lá.
Invista em um canal onde os responsáveis possam acompanhar as notas dos alunos, calendário de reuniões e eventos, ter acesso a boletos de pagamento e até mesmo tirar dúvidas.
Crie essa interação e torne-a prática! As famílias se sentirão mais valorizadas, próximas da entidade e da vida escolar do aluno sem necessidade de se deslocar até a escola para isso.
3 – Revele-se ao mercado
Fazer propaganda é essencial para conseguir mais alunos para a escola. A internet e as ferramentas digitais possibilitam que os pais e alunos que não te conhecem tenham um primeiro contato com a sua instituição, por isso é muito importante que você tenha um site e redes sociais que possam passar uma boa primeira impressão para os interessados.
Lembre-se que a forma de consumir produtos e serviços mudou e que, antes de falar com a sua instituição por telefone ou visitá-la, provavelmente os pais e alunos já buscaram informações sobre você na internet, então garanta que essa experiencia seja a melhor possível e que eles encontrem tudo o que precisam.
Uma página no Facebook, um site atualizado, são ações básicas de qualquer escola que queira se manter no mercado. Além disso, informações como telefone, e-mail, horário de funcionamento , níveis de ensino, etc, jamais devem ser ocultadas.
4 – Mostre ao mercado o diferencial da escola
Um ponto de partida óbvio é dizer que a escola deve oferecer aos alunos e suas famílias o que eles estão buscando. Foque nisso para fazer a divulgação e conseguir mais alunos para a escola.
É fundamental compreender o que os pais e estudantes valorizam, para que possamos investir e fortalecer esse diferencial dentro da instituição.
Uma boa aprovação no vestibular, por exemplo, pode ser algo que chame a atenção, mas não é só isso. Escolas que oferecem uma carga horária maior de aulas e disciplinas a mais, como o ensino de uma terceira língua, passam a frente na luta para captar alunos.
Por que escolher sua escola ao invés do concorrente? A resposta pode vir por meio da realização de pesquisas com o público-alvo para identificar qual das características da sua instituição é mais bem recebida. Descubra e registre essas respostas. As pesquisas podem ser feitas com formulários físicos e digitais ou, até mesmo, de maneira informal, em reuniões e conversas com os pais.
Com essas informações, foque sua divulgação nesse diferencial e esqueça os outros — de nada importa ser a escola mais premiada em campeonatos esportivos quando seu público está em busca de aprovação no vestibular, por exemplo.
Muitos pais gostam que os filhos possam ficar em período integral no colégio e isso é um ponto positivo para sua escola oferecer. Caso não possa fazer isso em todas as séries, tente fazer um pacote com terceiro ano do segundo grau normal no período da manhã acoplado em um cursinho pré-vestibular no período da tarde, por exemplo.
5 – Promova o envolvimento da família com a instituição
Para que os alunos que ingressaram na sua escola ou curso sejam mantidos e para que as famílias recomendem a sua escola, fazendo a famosa propaganda boca a boca, é necessário que uma boa relação com os pais seja mantida. Para isso, ofereça um portal do aluno ou aplicativo escolar no qual o pai tenha acesso às notas dos alunos, às convocações para reunião, tire dúvidas sobre algo, tenha acesso a boletos, ou seja, faça com que a interação exista e seja facilitada para os responsáveis, isso dá credibilidade e gera confiança na instituição.
Com isso, eles se sentirão amparados, seguros e acompanharão mais de perto a vida do aluno, sem precisar se deslocar ao estabelecimento com frequência.
6 – Seja claro e conciso com pais e alunos sobre os procedimentos da escola
Eles precisam ser informados do projeto pedagógico desde que procuraram a escola pela primeira vez. Deixe isso exposto também no site ou no sistema de interação entre escola e pais.
O mesmo deve ser feito quanto ao calendário escolar e material usado. Isso tudo fará com que eles tenham conhecimento desde antes de fazer a matrícula, de tudo o que estão contratando, evitando frustrações e descontentamento.
Além disso, um bom projeto pedagógico atrai as pessoas que estão preocupadas com a formação da criança e, consequentemente, permite conseguir mais alunos para a escola.
7 – Tenha uma gestão de pais e alunos interessados na escola
Ter uma ferramenta para a gestão de relacionamento com os alunos interessados (chamado de CRM) é essencial para estreitar a relação com eles e ter toda sua carteira de clientes de forma acessível.
Com isso, ficará mais fácil administrar a interação com cada um dos interessados, seja essa feita por telefone, correspondência ou e-mail, facilitando a interação e atraindo novas matrículas para a instituição. Sabendo o que foi falado no último contato, quando e o que deve ser falado no próximo, com certeza vai ajudar a captar alunos.
8 – Mantenha um relacionamento com o aluno em potencial
Após conseguir informações e o contato do visitante interessado, a melhor maneira de apresentar sua escola como a melhor opção para ele é mantendo um relacionamento constante.
Otimize esse processo com envio de emails de conteúdo relevante e informações preciosas que ajudarão seu provável aluno na vida escolar. Conquiste a confiança dele, se mostrando um parceiro sempre presente.
9 – Divulgue os resultados positivos da escola
Muito do destaque que uma instituição de ensino recebe está relacionado aos resultados positivos que ela expõe. Procure exibir o melhor de sua escola por meio da divulgação de dados como desempenho de alunos em avaliações estaduais e nacionais, taxa de aprovação em vestibulares, premiações em concursos acadêmicos, etc. Fale também de resultados de pesquisas de satisfação feitas com pais e ex-alunos, destacando o desempenho dos egressos no mercado de trabalho.
Em geral, compartilhe boas histórias sobre a instituição. Elas têm o potencial de humanizar os negócios, inspiram o público e transmitem melhor seus valores.
10 – Antes de educar os filhos, eduque os pais
Ao tomar uma decisão de matrícula, consciente ou inconscientemente todos os pais passam pelas seguintes etapas de uma jornada de compra na qual você tem oportunidade de impactá-lo e interagir com informações.
A jornada de compra é composta por 4 etapas:
- Aprendizado e descoberta: é aquele momento em que os pais pensam: “Opa! Por que eu deveria prestar atenção nisso?” e no qual você pode chamar a atenção para metodologias de ensino, atividades complementares na educação e desenvolvimento das crianças/adolescentes etc.;
- Reconhecimento do problema: aquele momento em que os pais percebem que determinado fator é importante na educação do filho e passam a se interessar e buscar mais informações sobre o assunto;
- Consideração da solução: quando os pais estão cientes do que buscam em uma escola e quais os fatores-chave para a tomada de decisão;
- Decisão de compra: quando os pais efetuam a matrícula de fato, e devem se sentir satisfeitos com a decisão tomada.
Na prática, o que sua instituição precisa é estar posicionada nessa jornada de compra para auxiliar cada pai nas diferentes etapas, tanto para atrair a atenção quanto para se relacionar com os pais promovendo a sua instituição de ensino e gerando valor.
11 – Invista em marketing educacional digital
Campanhas de links patrocinados também não podem ser deixadas de lado no marketing educacional digital.
Sabemos que o principal objetivo das campanhas de captação de alunos é chamar a atenção dos pais para uma visita presencial escola. Afinal, são raríssimos os casos de um pai que matricula um filho sem uma visita ou contato prévio.
Nesse sentido, suas campanhas vão atrair o público para a sua marca, e o digital será seu melhor aliado para educar e cativar até mesmo aqueles pais que ainda não estão preparados e/ou decididos em visitar sua instituição.
Se analisarmos as ações conforme o funil de marketing até o momento da matrícula, deparamo-nos com a primeira etapa que é a de atração: é preciso fazer com que o maior número de pessoas dentro do universo das personas da sua instituição de ensino chegue até o seu site e portais.
Para isso as escolas investem em mídia offline, e até mesmo em Google AdWords, Facebook Ads e outras mídias digitais possíveis para anunciar e promover a sua instituição.
Porém, se a sua instituição investir em mídia paga, atrair 1, 5, 10, 20 mil visitantes para o seu site, e você não tiver possibilidades de converter esses visitantes em Leads, você terá um legítimo “balde furado”: o visitante entra no site e vai embora. Resultado: alto custo de aquisição e dinheiro “torrado” em mídia sem mensurar e potencializar seu retorno.
12 – Considere as limitações geográficas
As instituições de ensino a distância talvez não precisem se preocupar com isso, mas para as escolas e faculdades que recebem os alunos em suas sedes, a localização é um fator que faz a diferença na segmentação.
Por exemplo, um colégio que está presente somente em uma cidade ou estado pode usar alguns regionalismos em sua comunicação para criar uma proximidade maior com o público local.
Além do mais, na hora de segmentar o público em ferramentas de mídia paga na internet, você saberá as regiões que mais interessam.
Assim, não precisará gastar para atingir uma audiência que dificilmente se matriculará em sua instituição.
13 – Ofereça ensino, atendimento e uma estrutura de qualidade
Os bons conteúdos podem até ajudar a manter os alunos, mas o que fará diferença mesmo é o serviço que sua instituição entrega a eles.
Um corpo docente altamente qualificado, metodologias que tragam resultados reais, rapidez no atendimento e uma estrutura com laboratórios bem equipados, espaços de lazer e salas confortáveis são essenciais para promover uma boa experiência para os alunos.
Se o básico não for feito, não espere que as pessoas se sintam motivadas a continuar matriculadas na escola.
14 – Faça email marketing
Com uma lista de leads formada organicamente, o próximo passo é desenvolver um relacionamento com eles por email marketing.
Essa relação deve nutrir esses contatos com mais conteúdos segmentados e aprofundados. A intenção é educar mais lead, ajudá-lo com informações importantes para o seu processo de inscrição e avançá-lo pelo funil de marketing.
A qualificação desses leads acontece quando eles deixam mais informações que ajudem a segmentar ainda mais esses relacionamentos.
Por exemplo, além do nome e email, é importante buscar dados como idade, curso de interesse, localização, entre outras informações importantes.
15 – Compartilhe histórias e depoimentos dos alunos
Essa é uma estratégia legal para ajudar os alunos que estão próximos de fechar uma matrícula.
Você pode preparar um vídeo com um depoimento de um aluno satisfeito falando sobre as qualidades da escola ou de um ex-aluno que tenha conseguido uma posição privilegiada no mercado de trabalho.
Referências positivas são importantes para convencer os estudantes de que eles farão a escolha certa se fecharem com sua instituição de ensino.
16 – Promova eventos com a comunidade local
Uma universidade ou uma escola não precisam limitar suas atividades dentro de suas instalações.
A integração com as comunidades locais é importante para levar novas experiências para os seus alunos e criar uma imagem positiva com os demais setores da sociedade.
Por exemplo, o curso de educação física de uma faculdade pode promover evento esportivo em praça pública para se aproximar dos moradores daquela região.
Esse tipo de contribuição social melhora a reputação da instituição e faz ela ser mais lembrada por potenciais alunos.
17 – Ofereça bolsas de estudo e descontos
Oferecer aos futuros alunos benefícios de bolsas de estudo e descontos atraentes são estratégias eficazes para despertar o interesse dos que estão em busca de cursos profissionalizantes de qualidade, mas com preços acessíveis.
O gestor pode oferecer as bolsas por meio de sorteios ou campanhas limitadas. Já os descontos, podem ser oferecidos em promoções sazonais ou para os pagamentos realizados até o vencimento da fatura, demonstrando uma oportunidade exclusiva para novos alunos.
Lembre-se, os benefícios são estratégias para conseguir mais alunos para a escola e, consequentemente, mais lucros. Portanto, o gestor precisa estar atento ao controle financeiro para calcular corretamente a quantidade de bolsas e o percentual de descontos a oferecer para não descompensar no faturamento e as contas a pagar.
O uso de um bom software de gestão escolar é essencial para garantir o controle e o acompanhamento do financeiro da escola e auxiliar na tomada de decisões.
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