Sistema de Gestão EscolarSistema de Gestão Escolar

DÚVIDAS? LIGUE: 44 | 3262-9895
DÚVIDAS? CLIQUE NO NÚMERO:
WHATS: 44 | 991-144-189

   TEL: 44 | 3262-9895
  • INÍCIO
  • SOLUÇÕES
    • DELTA SGESISTEMA
    • PROFESSOR ONLINEMÓDULO
    • ALUNO ONLINEMÓDULO
    • DELTACLASSAPLICATIVO
    • DASHBOARDPAINEL
    • ACESSOCATRACA
    • BIBLIOTECAMÓDULO
  • EMPRESA
    • HISTÓRIA
    • VALORES
    • VISÃO
    • MISSÃO
    • EQUIPE
  • BLOG
  • CONTATO
ENTRAR
  • Home
  • Gestão Pedagógica
  • Sistema de avaliação nas escolas de ensino infantil e fundamental
Sistema de Avaliação nas Escolas
fabioev
quarta-feira, 28 março 2018 / Publicado em Gestão Pedagógica

Sistema de avaliação nas escolas de ensino infantil e fundamental

O sistema de avaliação nas escolas deverá ter efeito prático, concreto e contínuo para que a instituição possa cumprir sua função de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem.

A avaliação como desígnio educativo voltado para a formação integral do homem implicará em:

  • Aferir o desempenho do aluno quanto à apropriação de competências, habilidades e conhecimentos em cada área de estudos e atividades escolares;
  • Permitir a reflexão crítica sobre a prática pedagógica, no sentido de identificar avanços, dificuldades, limitações e resistências;
  • Aferir as condições físicas e materiais que substanciam o processo ensino-aprendizagem;
  • Possibilitar o redirecionamento da prática pedagógica – a decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos;
  • Buscar os fatores mais determinantes do sucesso e a partir daí, reformular.

A avaliação do aproveitamento do aluno será contínua e de forma global, mediante verificação de competência, habilidade e de aprendizagem de conhecimentos, em atividades de classe e extraclasse.

O sistema de avaliação nas escolas do processo ensino-aprendizagem pode ser bimestral ou trimestral. A avaliação deve ser realizada de forma diversificada, no horário de aula, com data pré-estabelecida, através dos seguintes instrumentos e técnicas avaliativas:

  • Relatórios;
  • Relatos orais e/ou escritos;
  • Trabalho de Pesquisa (individual ou coletiva);
  • Apresentação de trabalhos;
  • Confecção de materiais, como maquetes, cartazes e slides;
  • Experimentação;
  • Produção textual;
  • Questionários;
  • Provas (oral ou escrita);
  • Dramatização;
  • Resoluções de exercícios;
  • Compromisso Escolar.

A avaliação deve ser elaborada pelo próprio professor sob a orientação da Coordenação Pedagógica, sendo que deve ser fixado um número mínimo de avaliações por período para cada disciplina.

Finalidades da Avaliação

A verificação do rendimento escolar visa identificar em que extensão os objetivos educacionais propostos foram atingidos, em termos de desenvolvimento integral do aluno, expressos em aquisição de conhecimentos, habilidades psicomotoras, sociais e cognitivas, permitindo em decorrência:

  • Classificar os níveis de desempenho alcançado pelo aluno;
  • Elaborar e/ou reformular planos de ensino, adequando-se as necessidade e possibilidades dos alunos;
  • Subsidiar os critérios de julgamento para promoção dos alunos de série ou níveis;
  • Orientar o planejamento geral da Escola;
  • Oferecer subsídios para a reformulação do currículo pleno da escola;
  • Dar possibilidade de aceleração de estudos para os alunos com atraso escolar;
  • Proporcionar possibilidade de avanço nos cursos e nos níveis mediante verificação do aprendizado.
LEIA MAIS EM:   Plano de aula: sua importância para a aprendizagem do aluno

Ao final dos trabalhos de cada período (bimestre/trimestre), o professor atribuirá uma média a cada aluno, resultante das notas obtidas durante os meses que compreendem os bimestres.

A média será registrada na ficha individual do aluno (Boletim Escolar), para fins de apuração final do rendimento escolar.

Características do Sistema de Avaliação nas Escolas

A verificação ao rendimento escolar compreende a avaliação do aproveitamento e a apuração da assiduidade, preponderando os aspectos quantitativos.

A Avaliação do aproveitamento escolar é contínua e progressiva e fundamenta-se em atividades como provas, testes, arguições, estudos dirigidos, e outros instrumentos considerados essenciais ao bom desempenho dos alunos.

Na avaliação do aproveitamento a ser expresso em notas ou conceitos descritivos, leva-se em conta os aspectos qualitativos, fundamentalmente, e os resultados obtidos durante o ano letivo preponderam sobre os de provas finais.

O registro do rendimento escolar do aluno será feito por período e anualmente. Ao final de casa périodo do ano letivo, os resultados de verificação do rendimento escolar são comunicados aos alunos, pais ou responsáveis, através do boletim escolar.

Avaliação na Educação Infantil

Na Educação Infantil a avaliação acontecerá mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

A avaliação deve enfocar um processo contínuo, permanente e sistemático priorizando: o aluno, considerando seu desenvolvimento e conhecimento; o educador, suas dificuldades, seus bons resultados, pontos a aperfeiçoar; a escola, sua estrutura e seu funcionamento; os pais, seus saberes, expectativas, desejos, aspirações etc.

As observações sistemáticas das crianças serão registradas regularmente. É importante que este processo de avaliação seja socializado. Assim, a avaliação das crianças, organizada num registro individual, deve ser socializada com os pais para discuti-lo com estes.

LEIA MAIS EM:   A administração escolar é fundamental para o sucesso da instituição

A leitura e estudo dos escritos anteriores sobre o grupo e sobre cada criança, juntamente com os registros diários dos acontecimentos, são fundamentais para o educador analisar o processo de aprendizagem das crianças, possibilitando intervenções no decorrer do processo.

O registro será feito a cada período e ao final deste ser comunicado aos alunos, pais ou responsáveis, através do Parecer Descritivo.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Marcado com Sistema de Avaliação

Você também pode gostar de ler

Projeto Politico Pedagogico
Projeto Político Pedagógico (PPP): Confira alguns aspectos relevantes.
Inteligência Emocional da Criança
Conheça 5 passos para estimular a inteligência emocional do seu filho
O que as escolas menores tem a nos ensinar

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PESQUISAR

Categorias

  • Aplicativo Escolar
  • Comunicação
  • Gestão Acadêmica
  • Gestão da Secretaria
  • Gestão de Biblioteca
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Educacional
  • Gestão Financeira Escolar
  • Gestão Pedagógica
  • Glossário Educacional
  • Sistema de Gestão Educacional
  • Sistema de Gestão Escolar
  • Software Escolar

DELTA SOFTWARE

Software de Gestão Escolar

 

Áreas da instituição

  • Acadêmica
  • Pedagógica
  • Financeira

 

Módulos do Software

  • Aplicativo Escolar
  • Professor Online
  • Aluno Online
  • Biblioteca
  • Vestibular
  • Controle de Acesso
  • Cantina
  • Dashboards

FOCO NA EDUCAÇÃO

Com 20 anos de mercado, a Delta Software se consolidou criando as melhores ferramentas e soluções para a Gestão Escolar. Temos mais de 400 clientes satisfeitos utilizando nosso sistema. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso software de gestão escolar ou solicite um orçamento sem compromisso.

Principais Categorias do Blog

DELTA

  • PRINCIPAL
  • HISTÓRIA
  • VALORES
  • VISÃO
  • MISSÃO
  • EQUIPE

Microsoft Silver Paartner Sistema

SOLUÇÕES

  • SISTEMA GESTÃO EDUCACIONAL
  • PROFESSOR ONLINE
  • ALUNO ONLINE
  • APLICATIVO DELTACLASS
  • DASHBOARDS
  • GESTÃO DE BIBLIOTECA
  • CONTROLE DE ACESSO

CONTATO

T | 44 | 3262-9895 / 4052-9895
AV. MANDACARU, 330
87080-000 - MARINGÁ - PR
CNPJ : 02.868.344/0001-42

ASSOCIATIVISMO

Sociativismo Software Maringa APL Sinditi Assespro Sistema

FORMULÁRIOS

FAÇA UM
ORÇAMENTO
SOLICITE UMA
DEMONSTRAÇÃO
TRABALHE CONOSCO
Representantes Sistema de Gestão Educacional

REPRESENTANTES NO
BRASIL

ESCRITÓRIO CENTRAL

AV. MANDACARU, 330
44 | 3262-9895
WHATS: 44 | 991-144-189

LONDRINA E REGIÃO

RUA PIAUÍ, 399 - SL 204
43 | 3341-1090 / 3025-0051
WHATS: 43 | 99928-5472

BRASÍLIA E REGIÃO

QS 06 CONJ 03 LT 25 SL 303
BAIRRO RIACHO FUNDO
61 | 984-411-074
61 | 986-283-993

DELTA SGE

1998 - 2018 © - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS


Atenção

O acesso de responsáveis, alunos e professores é possível apenas a partir do link fornecido pela escola.
TOP
%d blogueiros gostam disto: