Embora os livros digitais venham sendo cada vez mais utilizados, inclusive em instituições de ensino, os livros físicos ainda são muito utilizados e necessários em escolas e faculdades, tanto pelos alunos quanto pelos próprios docentes. A organização do acervo da biblioteca é um desafio diário e algumas dicas podem facilitar este processo.
Processos de catalogação de livros
Existem diferentes formas de catalogação de livros. A mais comum e também a mais utilizada em escolas e universidades de vários países denomina-se Classificação Decimal de Dewey (CDD), que é um tipo de classificação bastante técnica. Para efetuar a separação, análise e registro de obras dentro desse padrão é recomendável a contratação de um bibliotecário.
Porém, também é possível usar outros processos mais simples e genéricos, para acervos menores.
No caso das bibliotecas escolares, principalmente as das escolas de nível básico, a própria instituição pode definir suas regras, desde que esse método seja explicado aos usuários. Tudo vai depender da proposta da instituição.
Definindo os critérios da organização do acervo da biblioteca
Partindo da organização do acerco da biblioteca de forma personalizada, você pode se basear na própria composição do seu acervo para estabelecer os critérios de classificação. Afinal, de nada adiante usar o método CDD (que é excelente, porém complexo) se quase todas as suas obras se encaixam na mesma classificação decimal.
Se você tem uma escola de francês, por exemplo, pode separar os livros em categorias como literatura, gramática, exercícios e dicionários. Se tem um cursinho preparatório, o ideal pode ser a classificação por disciplina. Se a escola é voltada para o ensino infantil, pode ser mais interessante separar os livros por idade.
Aprenda a ordenar os livros
Definidos os critérios de categorização das obras, o passo seguinte deve ser organizá-las no espaço da biblioteca para facilitar o acesso pode alunos e colaboradores:
- Em primeiro lugar, crie etiquetas com uma cor, sinal ou número para cada categoria: por exemplo, os livros didáticos podem ter a cor verde, e os de contos amarelo.
- Depois, reserve prateleiras para cada segmento e divida os espaços para cada subtema, como: didáticos (matemática, português), contos (suspense, policial, etc.).
- Em seguida, cole as etiquetas na parte inferior da lombada dos exemplares e crie espaços nomeados nas prateleiras para cada subtema.
- Por fim, posicione os exemplares nas prateleiras segundo categoria e subcategoria, de preferência em ordem alfabética segundo o nome do autor e ano de publicação.
Crie uma política de empréstimos
Com a biblioteca organizada, é hora de decidir como ela irá funcionar. Para isso, defina regras claras cobrindo pontos como:
- O limite de exemplares emprestados por vez;
- o tempo máximo de empréstimo e número máximo de renovações permitidas;
- um sistema e critérios para reserva de exemplares;
- e as penalidades para o descumprimento de cada regra.
É importante que todos conheçam as regras antes de se registrar na biblioteca. Para isso, pode ser interessante posicionar cartazes em locais estratégicos. Além disso, vale pensar se as regras para empréstimo para professores serão as mesmas que para os estudantes.
Mantenha as prateleiras sempre arrumadas
Por fim, para que a organização do acervo da biblioteca realmente funcione, o colaborador responsável pela biblioteca deve, ao final de cada dia ou duas vezes ao dia, percorrer os corredores e prateleiras e recolher exemplares fora do lugar, reposicionando-os em suas prateleiras respectivas. Os livros devolvidos também devem ser recolocados nas estantes pelo funcionário.
Além dessas dicas, os professores podem, de tempos em tempos, orientar os alunos a manter a biblioteca sempre em ordem para que todos possam encontrar os títulos que desejam sem maiores problemas.
Um bom sistema de gestão de bibliotecas auxilia no processo de registro e catalogação das obras e de circulação, conheça o DeltaBib, um sistema de gestão de biblioteca que pode ser integrado ao sistema Delta SGE.
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Sobre o Autor
Beleza. Entre outras coisas, catalogar é colocar o conjunto de documentos que fazem parte do acervo de uma biblioteca em ordem. Gostei muito do que li.