Glossário da Gestão Educacional e Acadêmica

GLOSSÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL
TERMOS E FRASES UTILIZADAS
NO DIA A DIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

GLOSSÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL

Painel

Reunião de vários especialistas que vão expor suas idéias sobre determinado assunto, de maneira informal e dialogada, ainda que estes exponham posições diversas e apreciem perspectivas diferentes. Tem por objetivo proporcionar o conhecimento mais aprofundado de um tema, através da discussão informal, o que implica participação ativa da plenária, que não se limita a ouvir as exposições. A discussão do assunto entre os expositores, diante da plenária, induz o ouvinte à participação espontânea, por meio de perguntas e respostas dirigidas aos componentes do painel. O tom da conversa informal não dispensa a participação de um coordenador, que deve elaborara um roteiro de acordo com os componentes, cujo número varia de três a seis.

Palestra

Atividade centrada em exposição oral que objetiva suscitar, motivar, esclarecer e divulgar, em linhas gerais e iniciais, a experiência e o trabalho desenvolvido pelo palestrante acerca de um dado tema ou assunto. A palestra caracteriza-se como uma atividade em que o palestrante desenvolve de modo esclarecer e contributivo um determinado tema, evidenciando a relevância de estudos e/ou experiências, relacionados com a temática.

Parecer

É uma opinião técnica e fundamentada, emitida por um técnico ou uma comissão sobre determinado pedido, questão ou processo para facilitar uma tomada de decisão por parte de quem o solicitou. Tem função específica de opinar e deve vir bem fundamentado.

Planejar

É realizar um conjunto orgânico de ações, proposto para aproximar uma realidade a um ideal, é dar certeza e precisão à própria ação.

Periódico

Fascículo, número ou parte, editado a intervalos pré-fixados, por tempo indeterminado, com a colaboração de diversas pessoas, sob a direção de uma ou de várias, em conjunto ou sucessivamente, tratando de assuntos diversos, segundo um plano definido. Podem ser diários (jornais); semanais, quinzenais, mensais, bimensais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais (revistas), anuais e bianuais (anais, etc).

Periódico Estrangeiro

Periódico editado em outro país. Periódico editado fora do Brasil.

Periódico Nacional

Periódico editado em um país. Periódico editado no Brasil.

Periódicos Correntes

Periódicos que estão sendo publicados, sem interrupção de sua periodicidade.

Periódicos Não Correntes

Periódicos que não são mais publicados; encerrados; cancelados; extintos.

Planejamento

É o conjunto de técnicas para dar aos grupos e às instituições a visão global da realidade e da ação do grupo, inserindo-a num todo mais amplo, buscando fins reais e significativos e a adequada firmeza, clareza e precisão nas ações concretas do dia-a-dia.

Plano de Carreira

É o instrumento que vai assegurar o progresso individual e profissional do professor. Contrapõe-se à situação de estagnação, sem perspectivas futuras e sem motivação e estímulo para o exercício de suas atividades. O plano de carreira é objeto de referência no art. 10, inciso II da LDBEN  9394/96, que determina que os Estados e o Distrito Federal e os Municípios deverão comprovar a apresentação de Plano de Carreira e Remuneração do Magistério de acordo com as diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional de Educação.

Poder Executivo

É o poder exercido pelo Presidente da República, com auxílio dos Ministros de Estado; pratica os atos de chefia do Estado e de governo.

Poder Judiciário

Julga causas e conflitos concretos surgidos na sociedade. Sua atuação se dá somente a partir da provocação por uma parte interessada (principio da inércia jurisdicional). Seus membros são genericamente chamados de juízes, podendo ser também desembargadores e ministros, variando a nomenclatura segundo o cargo que ocupam na hierarquia. Divide-se em quatro grandes seções, além de Justiça dos Estados, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Eleitoral e Justiça Militar.

Poder Legislativo

Exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com a atribuição de legislar sobre todos os assuntos de competência da União.

Política

São princípios de ação, propostas para dar uma direção própria a tudo o que se faz na instituição.

Portaria

É de competência de Ministro e dirigentes de órgãos da administração pública. Não pode contrariar a Lei. Pode conter “considerandos” e depois destes a palavra “RESOLVE”. Pode conter artigos, parágrafos, incisos e alíneas. Deve-se usar o verbo no infinitivo ao iniciar a redação do artigo.

Pós-graduação

Curso realizado após a conclusão do curso de graduação. No Brasil a pós-graduação compreende os cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) e o mestrado e doutorado (pós-graduação stricto sensu).

Processo

Tem inicio quando o caso entra na justiça, quando o inquérito é transformado em ação penal. Nos casos de ação pública, quando o promotor oferece a denúncia nos de ação privada, quando a queixa-crime é recebida pelo juiz.

Processo Seletivo

Condição exigida pela Lei No 9.394/96 para ingresso na educação superior, constitui-se numa avaliação a que deverá se submeter o aluno que tenha concluído o ensino médio ou equivalente. Nas IES brasileiras o processo seletivo vem sendo tradicionalmente realizado através do Exame Vestibular e, mais recentemente, pode também ser realizado através de Teste/Prova/Avaliação de Conhecimentos, Entrevista, Exame de Curriculum Vitae/Histórico Escolar, Avaliação Seriada no Ensino Médio. Além disso, a IES pode utilizar os resultados do ENEM, no todo ou em parte, como forma de selecionar os alunos para os seus cursos superiores.

Professor do Quadro Permanente

Docente contratado pela IE por período indeterminado e que integra o quadro permanente de funcionários da instituição.

Professor Substituto / Temporário

Ou com contrato de trabalho temporário, é aquele contratado pela IE por um determinado período de tempo, para substituir outro professor ou para cumprir uma tarefa com prazo de término já previsto. O contrato de trabalho por prazo determinado não poderá ser estipulado por mais de dois anos.

Programa

Conjunto de projetos articulados de forma institucional, contemplando objetivos com característica temporal de continuidade e permanência.

Programa de Disciplina

Plano geral de uma matéria, com o conteúdo, estratégia de ensino, avaliação e bibliografia básica.

Programação

É a proposta de ação. Inclui objetivos, políticas, estratégias, responsáveis, demais instruções de execução. São orientações das ação e ações concretas para contribuir mais na direção do que se pretende alcançar e para diminuir a distância entre o ideal e o real da instituição.

Progressão Continuada

É o procedimento que permite ao aluno novas oportunidades de estudos naqueles componentes curriculares nos quais apresente deficiências e ao mesmo tempo avançar em componentes para os quais já apresente domínio de conhecimento. É definida no Regimento Escolar, com limitação do número de disciplinas que o aluno poderá cursar.

Projeto

Conjunto de atividades de caráter educativo, cultural, científico ou tecnológico, desenvolvido de forma planejada, com objetivos e periodicidade definida, assim como prazo de início e fim previstos.

TOP