Para quem administra uma escola, sabe que a gestão financeira e orçamentária da instituição são dois dos quesitos mais importantes para ter sucesso no mercado em que se está inserido.
Apesar disso, muitos profissionais ainda trazem dúvidas sobre como distinguir o conceito, e como implementá-lo da melhor forma dentro de um negócio. Esse é o seu caso? Então leia este texto para saber qual é a importância da gestão financeira e orçamentária em um estabelecimento:
A Gestão de Orçamento e Finanças tem por finalidade a administração financeira e orçamentária da Escola. Entre suas atribuições estão o planejamento, gerenciamento, controle e, quando necessário, a execução de atividades inerentes à administração de orçamento e finanças.
Um dos grandes objetivos deste setor é desenvolver estudos e promover a implantação de sistemas de apuração de custos, visando o acompanhamento e otimização da aplicação de recursos da Escola.
Para isso, deve trabalhar diariamente na elaboração de relatórios que consolidam informações relativas à administração financeira e orçamentária, de forma a subsidiar decisões da Diretoria; atender solicitações de órgãos de Governo, em especial os de controle interno e externo.
Também faz parte de suas atribuições acompanhar as auditorias dos órgãos de controle interno e externo, assim como orientar, acompanhar e avaliar a execução orçamentária, inclusive remanejamentos internos, créditos suplementares, antecipação e contingenciamentos.
Para alcançar seus objetivos, este setor deverá atuar na melhoria do relacionamento profissional, na atualização e modernização dos procedimentos e na visão integrada dos processos que possuem responsabilidade compartilhada entre as seções administrativas que o compõem.
O que é a gestão financeira e orçamentária?
Em poucas palavras, pode-se dizer que a gestão financeira e orçamentária de uma escola é a área (ou disciplina) responsável por administrar e cuidar dos recursos da instituição.
Isso é, dentro daquela gestão, é feito o controle do fluxo de caixa, planejamento financeiro, pagamentos e transações operacionais, além de projeções para os próximos períodos.
Por que ela é tão importante?
É muito difícil pensarmos em uma escola que seja capaz de obter sucesso sem controlar detalhadamente suas informações financeiras. E ter um adequado planejamento estratégico de sua atuação no mercado.
Um dos motivos mais comuns que levam a escola a fechar é exatamente o descontrole na sua área financeira.
Caso não sejam conservadas as informações atualizadas sobre as quantias que entram e saem do seu caixa, além dos volumes de materiais e outros tipos de dados, é fácil supor que a escola gaste mais do que devia. E muito mais desnecessariamente.
A gestão financeira de uma escola é imprescindível para exponenciar a sua rentabilidade, e também garantir que não haverá gastos em excesso ou supérfluos.
Como fazer uma boa gestão financeira?
Existem alguns hábitos que podem ser adquiridos pelos funcionários da escola, os quais podem ajudar a melhorar a gestão financeira e orçamentária de um negócio.
Saiba aqui os principais:
Faça um planejamento financeiro para a escola
O planejamento financeiro é o pai de qualquer escola organizada. Uma vez que, por meio dele, é possível ter uma noção clara de quais são os gastos mais e os menos importantes da instituição, além de perceber quais são seus pontos fortes.
Com um bom planejamento, fica viável organizar o fluxo de caixa da empresa, de modo que atue sempre com movimentações regulares, sem escassez de recursos.
Elabore um orçamento
Manter o orçamento (mensal e anual) da escola é uma das ferramentas mais eficientes na hora de alimentar seu controle de gastos.
Isso porque, com aquele documento, o gestor pode materializar quais são as necessidades da instituição. E quanto será gasto em cada uma dessas atividades.
Além disso, é fundamental explicitar no orçamento qual é o lucro esperado para a escola em dado período. Será possível fazer uma simulação dos investimentos a partir dos lucros.
Tenha um bom fluxo de caixa
O fluxo de caixa nada mais é do que o monitoramento preciso do que entra e sai de dinheiro da escola, em um determinado período de tempo. Por essa razão, é considerado um dos principais aliados para a boa administração da parte financeira de uma instituição.
Com o fluxo de caixa, é possível fazer uma previsão das necessidades da escola, além de seus ganhos, e planejar qual será a movimentação financeira para os próximos meses.
O sistema de gestão escolar Delta SGE, pode apoiar a sua escola fornecendo ferramentas integradas de gestão financeira e orçamentária, fluxo de caixa, demonstrativo mensal e relatórios analíticos e sintéticos de acompanhamento do desempenho da instituição.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários