Muitas são as maneiras de seu aumentar o faturamento de sua escola. Em tempo de crise econômica, as escolas tem buscado alternativas para manter o faturamento e até crescer em meio a turbulência.
Acompanhe neste post algumas idéias para ter um aporte no faturamento e deixar o caixa respirar.
1 – Tenha diversas formas e opções de pagamento e ofereça vantagens
Você pode vender seu curso à vista, no cartão de crédito, por depósito bancário, cheque e no boleto, crie vantagens para que seu cliente pague à vista ou no cartão, com isso, você não leva um ano para receber um curso, você recebe na hora e promove uma folga imediata no caixa. Além de acabar com seu risco de inadimplência e desistência (um curso à vista, equivale a 10 mensalidades, em média).
2 – Lance cursos extras
Sabe aquela quadra, aquela piscina, aquele laboratório de informática ou sala de música sem alunos? Pois é. Já pensou que eles podem render algum dinheiro para a sua instituição? No horário em que não estão sendo usados pelos alunos, nas aulas dispostas na grade, os espaços ociosos podem abrigar cursos abertos a toda comunidade. Para que isso dê certo, o espaço você já tem. Faça, então, parcerias com professores e proponha a divisão dos lucros.
3 – Aumente o faturamento apostando no reforço escolar
Muitos alunos têm dificuldades com as matérias e não as apresentam em sala de aula, por pura vergonha e uma solução para resolver isso é a contratação de professores particulares. Com os cursos extras, a escola pode ceder espaço para as aulas de reforço e firmar parcerias com professores de diversas disciplinas.
4 – Faça a promoção de festas e eventos
A escola possui um ginásio ou um bom espaço livre? Uma alternativa para melhor o caixa é a promoção de eventos. Podem ser festas temáticas, chás da tarde, jantares, promovidos pela própria escola. É uma boa oportunidade para reunir as famílias e contabilizar reais a mais no fim do mês.
5 – Utilize melhor o auditório
Se a sua escola possui um bom auditório, que tal alugá-lo nos horários em que não há alunos? Se a instituição funciona tarde e noite, talvez alguém precise de um espaço para uma reunião ou pequeno evento, como uma palestra, pela manhã. Dessa forma, esse espaço cairia como uma luva.
6 – Aumente a captação de alunos
Um dos principais segredos para uma escola ir bem é como ela faz para captar alunos. Existem estratégias para isso que se mostram eficazes. A primeira é conhecer o perfil de alunado que deseja. Realize pesquisas, identifique as principais redes sociais que eles utilizam, saiba como e para quem falar.
Invista em métodos interativos e que despertem o interesse dos alunos. Tenha um corpo docente que domina sua área, promova feiras acadêmicas, cursos para amplificar o cabedal de conhecimentos dos alunos e principalmente para deixar seu currículo qualificado.
7 – Trabalhe para aumentar o cadastro de prospects
Sim, seu cadastro de prospects é seu maior ativo, é esse cadastro que lhe oferece matéria prima para executar seu marketing diariamente. Use as técnicas de pesquisa de mercado e indicação dos seus atuais alunos.
8 – Divulgue todo dia, sem descanso, cada dia algo novo
Se todo dia você lança um curso diferente, uma promoção diferente, todo dia envia 200 sms, faz 100 ligações, envia 200 cartas, entrega 1000 folders, mantém campanhas em rádio, cartazes no comércio, todo dia você terá matrículas.
9 – Tenha uma pessoa vendendo para você diariamente
Este é um dos maiores “pecados” dos donos de escola, tentar viver apenas de uma ou duas macros por ano, achar que uma pessoa exclusivamente para vendas é um custo muito alto, comece com meio período por exemplo e avalie os resultados.
10 – Lance cursos rápidos para vender e receber na hora
Esqueça a ideia de que cursos tem que ter 18 meses ou mais, isso é passado, alinhe-se com o novo jeito de pensar das pessoas, com as novas necessidades, com a correria que todos vivemos atualmente (coloque-se no lugar do seu aluno), crie cursos rápidos, onde você venderá somente à vista ou parcelado em cheque e cartão, por exemplo: cursos na área de beleza (maquiagem, manicure, depilação, etc)
11 – Use estratégias de marketing
Com relação ao Marketing, a instituição deve enfatizar os diferenciais que possui, fortalecer a imagem e ficar a atenta aos 4 ps do composto de marketing. Informativos sobre cursos, palestras e eventos acadêmicos atraem pessoas para a sua escola.
Parcerias com empresas que disponibilizam estágios no mercado de trabalho também chamam a atenção dos alunos, pois facilitam o contato com essas agências e o encaminhamento para uma vaga.
A divulgação no portal da instituição sobre eventos para a comunidade, prêmios ganhos, palestras e conteúdos que despertem a atenção das pessoas para ingressar na escola também é uma estratégia eficaz.
12 – Implemente um sistema de CRM para aumentar a receita
O CRM (Customer Relationship Management) vai muito além do que um simples software de gerenciamento. Ele é uma das principais ferramentas de gestão de relacionamento com os clientes, uma estratégia de negócios.
Investir em um sistema de CRM pode trazer uma série de benefícios, como:
- informações centralizadas em tempo real;
- acesso a tudo o que precisa de seus alunos;
- auxílio na fidelização dos clientes;
- aumento da produtividade, pois não é necessário perder tempo organizando planilhas e consegue-se dedicar mais tempo aos matriculados.
13 – Valorize a qualidade
A qualidade no atendimento é um fator essencial para o planejamento de gestão organizacional. Uma instituição de ensino que não prioriza a qualidade não conseguirá captar alunos, será ineficaz no marketing e perderá dinheiro investindo em CRM.
O gestor de uma escola deve ter em mente que atender os alunos, pais e a comunidade como um todo de forma educada e valorizando a pessoa são fatores preponderantes para o sucesso.
É preciso capacitar os profissionais que trabalham nessa organização, procurar otimizar o tempo médio de atendimento e integrar a sociedade. Fazer uso de um software de gestão escolar, além de integrar todos os departamentos, permite que haja mais velocidade na realização de tarefas, sobrando tempo para a realização de outras ações não menos importantes na instituição e também promove a satisfação dos pais e alunos, melhorando a comunicação com a comunidade escolar.
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