4 dicas para melhorar a competitividade de sua escola

O mercado Educacional vem passando por profundas transformações nos últimos anos e as instituições de ensino privadas são cada vez mais exigidas e chamadas à melhorar a competitividade, apresentando inovações e diferenciais que conquistem os clientes e as coloquem à frente da concorrência.

Pais e alunos esperam, além da excelência educacional, serviços mais ágeis, eficientes e um tratamento cada vez mais personalizado e pessoal.

Ações de massa e padronizadas, que não levem em consideração as peculiaridades, o momento e as interações com cada aluno, não têm mais espaço num mundo em que a voz e o poder de escolha do cliente têm tanta repercussão, sobretudo no ambiente digital.

Ser apenas mais uma pode colocar em risco a sobrevivência da instituição de ensino no médio e longo prazo e até levá-la a fechar as portas.

Elencamos aqui, quatro condições que devem ser observadas pelas instituições que querem se tornar mais eficazes, produtivas e rentáveis:

Otimização de processos em todas as áreas

Quanto mais automatizados forem os processos, maior tende a ser sua otimização, permitindo conciliar a economia de recursos com a melhoria do relacionamento com o cliente, a solução mais rápida de problemas e a redução dos caminhos burocráticos.

Nesta etapa é muito importante a utilização de um sistema de gestão escolar, em que a função principal é organizar, integrar e facilitar o acesso às informações, contribuindo para a desburocratização e permitindo tomadas de decisões mais assertivas, tendo como base dados tangíveis e consolidados.

Facilitar a vida do aluno conta muitos pontos a favor, o atendimento online é uma tendência irreversível em vários setores de serviços e as instituições de ensino não podem ficar de fora dessa realidade de mercado.

Os portais do aluno online e o aplicativo escolar contribuem para facilitar o acesso à informação por parte do aluno e dos responsáveis.

Professores e diretores podem usar o aplicativo escolar para se conectar diretamente e em tempo real com os pais de alunos, com assuntos relativos a reuniões, eventos, provas, feriados, recessos, eventos, notas, faltas, ocorrências e anúncios importantes para a escola e os pais.

Retenção dos alunos na escola

Tão importante quanto buscar novos alunos é conseguir mantê-los na instituição.

Para isso, é essencial conhecer o estudante de maneira individualizada, podendo fazer ações proativas que considerem aqueles que estão em risco de abandonar o curso.

Se a escola conta com um bom sistema de informação acerca dos alunos, pode tomar decisões para negociar dívidas ou situações de inadimplência, monitorar aqueles que estão em alguma condição especial ou realizar ações preventivas para coibir a evasão escolar.

O que importa é reduzir a evasão ao máximo e para isso é necessário ter atenção especial a cada aluno.

Captação de alunos

Conquistar novos alunos é crucial para que as instituições ganhem escala e gerem novas receitas.

Para isso, elas precisam detectar públicos potenciais, possuir cadastros apurados e atualizados e a partir daí promover campanhas qualitativas e direcionadas, capazes de apresentar a oferta certa para a pessoa certa, cursos complementares de acordo com o perfil do estudante, promoções personalizadas, etc.

Conhecer seu público-alvo é uma regra de ouro; desconhece-lo é como dar um tiro no escuro.

As ações de inbound marketing vêm tomando cada vez mais o lugar que antes era ocupado pela propaganda de massa.

Indicadores de performance

Só é possível ter qualidade de atendimento se os indicadores de gestão forem monitorados continuamente.

Sem indicadores de negócios não é possível avaliar o desempenho e tomar decisões assertivas. Sem meta e acompanhamento não existe a gestão.

Tudo o que se mede sistematicamente tende a melhorar. É importante ressaltar, no entanto, que não se pode acompanhar todos os indicadores.

A instituição tem que definir os indicadores prioritários a serem acompanhados de acordo com sua estratégia de negócios e com os resultados que pretende atingir.

É claro que não existem receitas prontas e triviais para que as instituições de ensino atinjam o sucesso esperado. As variáveis são muitas e o contexto é extremamente dinâmico.

Entretanto, não há dúvida de que algumas condições, como as quatro relatadas neste artigo, são fundamentais para aproximar as instituições de ensino do crescimento e do sucesso.

A utilização de um sistema de gestão escolar integrando os setores financeiro, acadêmico e de secretaria é essencial para que haja um planejamento conciso e os resultados sejam atingidos, entre em contato com a Delta Software e conheça o nosso software, agende uma demonstração online ou peça um orçamento sem compromisso.

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