Glossário da Gestão Educacional e Acadêmica

GLOSSÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL
TERMOS E FRASES UTILIZADAS
NO DIA A DIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

GLOSSÁRIO DE GESTÃO EDUCACIONAL

Tempo Integral

Regime de trabalho no qual o professor é contratado para 40 horas semanais de trabalho (para o ensino e atividades complementares ao ensino, para pesquisa e/ou para extensão). O regime de tempo integral (T1) pode ser de Dedicação Exclusiva (DE) ou não. 

Tempo Integral com Dedicação Exclusiva (DE)

Regime de trabalho no qual o professor, contratado para 40 horas semanais de trabalho, deve se dedicar integralmente às suas funções na IE, não podendo exercer qualquer outra função, ocupar cargo ou exercer atividades de caráter contínuo, remuneradas ou não.

Tempo Parcial

Regime de trabalho no qual o professor é contratado para exercer atividades num período inferior a 40 horas semanais de trabalho. Como o número de horas/semana varia muito de instituição para instituição, para efeito do cálculo do docente-equivalente, o tempo parcial foi dividido em três categorias: T2 (tempo menor que 40 e maior ou igual a 20 horas/semana); T3 (tempo menor que 20 e maior ou igual a 10 horas/semana); e T4 (tempo menor que 10 horas/semana).

Terminais de Consulta

Computadores que permitem consulta à base de dados da biblioteca ou centro de documentação/informação. Unidade de acesso a um computador distante que permite o envio de informações ou de ordens e a recepção de mensagens e de respostas.

Teste/Prova/Avaliação de Conhecimentos

Processo seletivo utilizado por algumas IES para avaliar o conhecimento dos alunos que pretendem ingressar nos seus cursos de graduação. As questões, que podem ser objetivas ou subjetivas, e o conteúdo cobrado ficam a critério da própria Instituição, devendo cobrir as disciplinas do currículo do ensino médio.

Transferência 

Os candidatos provenientes de escolas do país ou do exterior que não concluíram o ensino fundamental ou médio serão classificados na escola de destino, após processo de avaliação para posicionamento na série, ciclo, etapa ou período conforme nível de desempenho, ato de matrícula de um aluno em curso e/ou instituição diferente do(a) qual o mesmo foi originariamente admitido. A transferência pode ocorrer de um curso para outro dentro da mesma instituição (Mudança de Curso) ou de uma instituição para outra, no mesmo curso. No caso de transferência ex-officio ou quando a instituição de destino não tem o mesmo curso da instituição de origem, é possível a transferência para um curso diferente da mesma área ou área afim.

Transferência Externa

Recurso usado pelo aluno para mudar de instituição. Para isso é necessário que haja vaga na nova faculdade, estar com a situação regularizada na instituição de origem, cumprir os prazos estipulados no calendário acadêmico e apresentar toda a documentação exigida.

Transferência ex-officio

Transferência de um aluno para outra instituição, no mesmo curso ou em curso de área afim (quando a instituição de destino não tiver o mesmo curso da instituição de origem), de funcionário público civil ou militar (dele próprio, de seu cônjuge ou filhos) transferido, a serviço, para outro estado ou município. A transferência ex-officio é regulamentada em legislação específica e a matrícula do aluno no novo curso far-se-á independentemente da existência de vagas.

Total de Alunos Matriculados

Número total de alunos que realizaram sua inscrição formal em um curso de graduação (em uma ou mais disciplinas do curso), após a apresentação de toda a documentação e cumprimento das formalidades exigidas (aprovação na série anterior, aprovação em pré-requisitos, etc.). Devem ser considerados os alunos que ingressaram no curso nos anos/semestres anteriores, os alunos novos, aprovados em processo seletivo (vestibular ou outros processos seletivos) e os alunos que ingressaram por outras formas de, inclusive os alunos com matrícula trancada no curso e com matrícula institucional.

Turno

Período do dia em que as aulas de um curso são ministradas.

Turno Diurno

Considera-se que o curso é diurno quando as suas aulas são ministradas no período das 06:00 às 18:00 horas. As atividades acadêmicas podem ser realizadas: a) integralmente no período da manhã (matutino); b) integralmente no período da tarde (vespertino); ou c) combinando os períodos da manhã e da tarde (integral).

Turno Noturno

Considera-se que o curso é noturno quando o mesmo foi criado ou autorizado na condição de curso noturno e suas aulas são ministradas no período entre 18:00 e 24:00 horas.

TOP