A evasão escolar acontece quando o aluno deixa de frequentar as aulas, caracterizando desta forma o abandono da escola durante o ano letivo. Existem muitos desafios para as instituições de ensino no Brasil e a evasão escolar é um dos principais deles.
As causas da evasão escolar são variadas, podemos citar algumas como as condições socioeconômicas, culturais, geográficas e também questões referentes ao plano didático e pedagógico e a baixa qualidade de ensino.
Motivos para a evasão escolar
Existem diversos motivos que contribuem para a evasão escolar, sendo que a ocorrência da evasão frequentemente está presente nos anos iniciais do ensino fundamental até o ensino médio.
Os principais motivos que contribuem para a evasão escolar são: escola distante de casa, falta de transporte escolar, não ter um adulto que leve o aluno até a escola, falta de interesse, qualidade do ensino, doenças, dificuldade do aluno, ajudar os pais em casa ou no trabalho, necessidade de trabalhar, falta de interesse e proibição dos pais de ir à escola… É importante salientar que, o ensino fundamental é obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir à eles o acesso a educação.
Consequências do abandono escolar
Os estudantes que abandonam a escola costumam ter baixa estima, o que acaba por dificultar as suas relações sociais e profissionais. Entrar no mercado de trabalho se torna mais difícil e a qualidade dos serviços prestados é nivelada por baixo, tendo em contrapartida uma remuneração mais baixa.
Isso acaba por gerar um sentimento de desmotivação, consolidando ainda mais a desigualdade no Brasil.
As soluções para combater a evasão escolar
É preciso que os gestores, coordenadores e professores se reúnam e avaliem os alunos, tentando desta forma detectar se há dentro do corpo discente estudantes propensos a essa situação. Esse é um dever da escola.
Um bom sistema de gestão escolar permite que relatórios de acompanhamento e dados comparativos de desempenho entre alunos e turmas, faltas e outras informações, ajuda a identificar de forma fácil e objetiva indicativos de que o aluno tem a propensão à evasão escolar, permitindo mais efetividade na ação de combate.
Detectar o problema é o primeiro passo para buscar formas de resolvê-lo. A verdade é que todos precisam de incentivo, e não só, mas deve ser dada atenção maior aos que já apresentam as características que levam à evasão escolar.
Detectado o problema, é preciso avaliar a forma de agir: recorrer à família para buscar uma solução conjunta, por exemplo, afinal, nem sempre a ausência dos filhos na escola é conhecida pelos pais.
Num segundo momento, quando os esforços da escola com a família não são suficientes, é hora do Conselho Tutelar ou o Ministério Público serem acionados.
CONDIÇÃO ESPECIAL
Não perca esta oportunidade exclusiva! Ao entrar em contato hoje para solicitar uma demonstração do nosso sistema, você terá acesso a uma condição especial que vai revolucionar a maneira como sua escola opera.
Sobre o Autor
0 Comentários