O Brasil passa por uma grave crise econômica e, pais e responsáveis têm encontrado dificuldades para quitar suas dívidas com a escola, atingindo o sistema educacional com cada vez mais casos de inadimplência das mensalidades, interferindo diretamente na qualidade dos serviços oferecidos.
Surge então uma grande dúvida: quem deve cobrar as mensalidades atrasadas?
A cobrança é uma situação delicada, que pode se tornar embaraçosa se não bem conduzida. Portanto, deve ser dirigida de forma profissional e cuidadosa pelos profissionais da instituição responsáveis pelos recebíveis.
Veja algumas dicas sobre os procedimentos para a realização de uma boa cobrança :
O gestor deve se envolver na cobrança das mensalidades?
Os gestores escolares costumam ser pessoas que mantém um contato próximo com os alunos e suas famílias, por este motivo eles não são os profissionais adequados para cobrar mensalidades atrasadas.
O ideal é que a situação seja resolvida por uma equipe de profissionais capacitados, que não esteja envolvida com o processo educacional.
Separar as questões pedagógicas dos processos financeiros da instituição é primordial para que responsáveis percebam que a maior preocupação da instituição está relacionada à qualidade de ensino, e não ao lucro que obtém através do pagamento das mensalidades.
A capacitação da equipe é importante
Devido à delicadeza da situação, são fundamentais os investimentos na capacitação e no treinamento da equipe responsável por cobrar as mensalidades atrasadas.
A inadimplência escolar costuma ocorrer devido a dificuldades financeiras das famílias, de forma que é essencial que este contato seja realizado de forma sutil, respeitosa e até diplomática, demonstrando para pais e responsáveis que a escola está preocupada com o bem-estar dos alunos e a qualidade do ensino oferecido e não somente com ganhos financeiros auferidos.
É interessante explicar que a instituição tem um orçamento alto, e que a mensalidade serve para manter sua infraestrutura, o método pedagógico e seu constante melhoramento.
Espaço para a negociação do pagamento
Uma abordagem empática é a melhor forma de se resolver as situações de inadimplência escolar.
Assim, devem ser evitados confrontos e julgamentos precipitados, oferecendo a pais e responsáveis a oportunidade de expor seus problemas, encontrando desta forma opções para que os pais regularizem a situação dentro de suas possibilidades.
É interessante que a escola estabeleça um protocolo de negociação como forma de manter a conversa sobre controle e apresentar diferentes opções para o pagamento das dívidas.
Com a crise econômica, muitas instituições têm possibilitado que pais e responsáveis prestem serviços a estas como forma de quitar suas dívidas e garantir a continuidade dos estudos dos alunos, o que deve ser levado em consideração.
Comunicação com os pais
A comunicação é peça fundamental para a cobrança de mensalidades atrasadas.
Assim, lembretes de vencimento e comunicados podem ser excelentes formas de abertura de um canal de comunicação com as famílias e contribuir para que sejam evitados os casos de inadimplência na escola.
A tecnologia tem se tornado uma grande aliada com: e-mails, mensagens de texto e aplicativos de comunicação com os pais e responsáveis, sendo formas de comunicar as famílias das questões relacionadas ao pagamento de mensalidades.
Ferramentas de controle de inadimplência
Algumas ferramentas também podem ajudar a cobrar as mensalidades da maneira mais correta.
O software de gestão escolar, por exemplo, é exclente para o controle da situação financeira das instituições de ensino, pois permite que gestores tenham uma visão geral sobre cada aluno, o que ajuda a resolver situações de inadimplência escolar.
Além disso, um sistema também pode disparar lembretes através de SMS e aplicativos de agenda digital para solicitar o pagamento das mensalidades, como no caso do nosso aplicativo DELTACLASS.
Como você tem se portado com a cobrança das mensalidades na sua escola? Nos conte suas experiências, compartilhe conosco seus comentários.
tenho um numero grande de inadimplência, porem meu setor de cobranças é lesado .