Sistema de Gestão Escolar e sua importância para a Excelencia Educacional

Sistema de gestão escolar e sua importância para a excelência educacional

O maior desafio de uma diretora de uma escola é promover a excelência educacional, mas muitas vezes ocorre uma frustração diante de tantos desafios.

Cuidar da apresentação e manutenção do espaço físico, da organizacional burocrático, liderar pessoas , administrar recursos financeiros, atender os pais e a comunidade faz com que ela tenha pouco tempo para promover a qualidade do ensino e a eficiência pedagógica.

Muitos gestores enfrentam esta mesma realidade e talvez se perguntem: como um software de gestão educacional pode melhorar a qualidade de ensino? Que benefícios ele pode trazer para os processos realizados e a priorização das ações realmente essenciais à excelência?

Se essas são as suas dúvidas, aqui você encontrará as respostas para estas questões! Descubra como um software de gestão escolar facilita as tarefas do gestor e ajuda a promover a qualidade e confiabilidade no trato com as informações e burocracias do dia a dia:

  1. Redução do tempo em tarefas burocráticas

É necessário realizar tarefas burocráticas na gestão escolar. Afinal, todo o histórico do aluno precisa ser devidamente armazenado para documentar sua trajetória educacional, e dados sobre administração do pessoal e dos recursos são necessários para uma gestão transparente.

No entanto, esses processos consomem tempo. Os dados informados para a elaboração de um documento, quando não reunidos em um sistema de gestão escolar eficiente, precisam ser digitados novamente, gerando perda de tempo e redundância nas atividades, sendo parte do potencial da gestão desperdiçado no manejo de dados

Um software de gestão escolar eficiente registra os dados uma única vez para filtrá-los e organizá-los de acordo com o documento que precisa ser elaborado, poupando esforços e multiplicando o tempo útil disponibilizado para a realização de outras atividades que promovam melhorias e contribuam para o crescimento sustentável da instituição.

  1. Agiliza e facilita a comunicação com os pais

Seja por falta de tempo ou por negligência, pode ser difícil trazer os responsáveis à escola. Assim, alguns pais passam o ano desinformados quanto à situação acadêmica dos seus filhos.

Softwares de gestão escolar facilitam essa comunicação, pois independentemente da presença física, os familiares têm acesso às informações on-line, via desktop ou smartphone, permitindo a intervenção rápida e inibindo a alegação de falta de conhecimento da situação do aluno, isso gera segurança e tranquilidade em relação ao desempenho do filho.

Além disso, em caso de atendimento presencial, o gestor e sua equipe podem acessar rapidamente a situação do aluno e seu histórico, o que possibilita uma intervenção mais personalizada e o aconselhamento apropriado à família.

  1. Automação da informação de dados oficiais

O Censo Escolar é muito importante para a educação no Brasil. Esses dados originam ações para promover a melhoria do ensino. Porém, o levantamento desses dados ocupa um tempo considerável da equipe escolar.

Mais uma vez, o sistema de gestão escolar pode simplificar essa tarefa. Em vez de elaborar um relatório a cada ano, ele permite o aproveitamento das informações já registradas.

O Delta Sistema de Gestão Escolar está integrado ao EDUCACENSO/INEP, exportando as informações em arquivo específico, dispensando a necessidade de organizá-las e digitá-las anualmente.

  1. Contribui com a economia e sustentabilidade

Por conter todos os dados de forma eletrônica, que podem ser acessados a partir de computadores ou smartphones conectados à rede, diminui-se a necessidade de imprimir relatórios e mantê-los em pastas, economizando suprimentos de papelaria e preservando o meio ambiente, contribuindo com a sustentabilidade do planeta.

  1. Simplifica análises de performance de alunos e professores

O fato de reduzir o tempo gasto em outras tarefas já seria suficiente para contribuir para a excelência pedagógica, mas o sistema de gestão escolar Delta SGE conseguem auxiliar de outras maneiras.

O Delta SGE consegue sintetizar os dados sobre o rendimento dos alunos, criando métricas,  o que significa a possibilidade de avaliar também o desempenho dos professores.

Assim, sabendo quais são os docentes que obtém melhores resultados com as turmas, é possível criar espaço para o debate, descobrir quais soluções pedagógicas são mais eficientes para o perfil dos seus alunos e promover a adoção dessas práticas educacionais em prol de uma aprendizagem mais significativa.

Fale com a Delta SGE e descubra outras facilidades e melhoramento gerencial para a sua instituição de ensino.

 

 

Esta entrada foi publicada em Gestão Escolar e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *